27 de agosto de 2007

 

UM SENADOR QUE HONROU O BRASIL

O ex-ministro dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda, prepara livro sobre Theóphilo Benedicto Ottoni, o senador que honrou o Brasil, ao contrário dos 300 picaretas que afundam o Congresso Nacional.

Nilmário Miranda, atualmente presidente do PT de Minas Gerais, está finalizando seu livro sobre a vida de Teófilo Benedito Otoni - assim grafado na nova ortografia. O objetivo é resgatar a importância do político liberal na história de Minas Gerais e do Brasil, sua luta contra o Império, pela República e pela democracia.

Os livros oficiais nunca reconheceram a verdadeira importância de Teófilo Benedito Otoni.

Até hoje o Brasil ainda não realizou projetos já vislumbrados no século XIX pelo político liberal republicano, como, por exemplo, a integração dos vales dos rios Mucuri e Jequitinhonha com o resto do país, através de um sistema intermodal – rodovias, ferrovias, navegação fluvial e marítima.

JORNAL DESAPARECIDO
Como parte de sua pesquisa, Nilmário Miranda procura um exemplar do jornal Sentinella do Serro, publicado por Teófilo Benedito Otoni na cidade do Serro (MG) de 1830 a 1832.

PROGRAMAÇÃO
A programação das comemorações do bicentenário de nascimento de Teófilo Benedito Otoni está bem adiantada. Atividades comemorativas estão programadas em várias cidades de Minas Gerais: Teófilo Otoni (fundada por ele), Serro (onde nasceu), Ouro Preto, Diamantina e Belo Horizonte.

Há comemorações programadas pelo Governo Federal, Governo de Minas, Senado Federal e Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Será lançado pelos Correios um selo comemorativo e atividades serão desenvolvidas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), essa última criada no atual Governo Lula.

NA INTERNET
Um Boletim do Bicentenário de nascimento de Teófilo Benedito Otoni está circulando com periodicidade, produzido pelo Instituto Solidarium.

A assessora de comunicação é Camila Coutinho e o email bicentenário@gmail.com mas pode-se falar com ela pelo fone (31) 9313 7134.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?