5 de agosto de 2007

 

Emiliano rebate acusação delirante de ONG norte-americana

A reportagem do jornal A Tarde leva muito a sério a ONG “Repórteres Sem Fronteiras”, uma organização ostensivamente financiada pelo governo dos EUA. Embutida numa matéria de repercussão da sucessão municipal em Salvador, surgiu a pergunta a Emiliano José, dirigente estadual do PT da Bahia, sobre a crítica da ONG, que acha “beligerante” a postura da direção nacional do PT contra a imprensa no caso da cobertura do acidente da TAM.

O jornalista, professor-doutor de comunicação da Facom (UFBA), Emiliano José foi radical na resposta: “A cobertura da imprensa brasileira foi criminosa e não é sequer capaz de rever isso. Quis culpar imediatamente o presidente Lula e agora se vê que foi acidente”.

A posição da direção nacional sobre esse assunto está no site do PT nacional. Mas, a piada da semana está na matéria “Entidade critica PT por pressionar a mídia” do jornal O Globo de sábado, 3, página 12. A mídia conseguiu inverter a notícia. A ONG “Repórteres Sem Fronteiras” chegou a enviar carta ao presidente Lula condenando a nota da direção do PT por criticar a mídia. O jornal O Globo chega a firmar que o PT “ataca” a mídia. A ONG afirma que o PT “fustiga” a mídia.

Quase que não dá para acreditar. Como é possível acusar o PT de “pressionar” a mídia? É tão óbvio que o PT é todo dia atacado, pressionado, fustigado e difamado pela grande mídia, com destaque para o jornal O Globo. Para salvar a cara, o jornal O Globo publicou dia 3 de agosto um artigo de Paulo Ferreira, secretário Nacional de Finanças e Planejamento do PT intitulado “A manipulação da notícia contra o PT”.

LEIA A MATÉRIA DE A TARDE:

Governador vê falta de habilidade

REGINA BOCHICCHIO E LEVI VASCONCELOS

reginab@grupoatarde.com.br e vasconcelos@grupoatarde.com.br

“É a opinião dele, eu não concordo. Se ele acha que não está dando, o metrô e outras participações, é uma opinião que prefiro nem comentar. Depois tudo que a gente fez da eleição para cá... Não creio que seja uma opinião habilidosa politicamente”.

Esta foi a reação do governador Jaques Wagner às cobranças do prefeito João Henrique, que reclamou ontem de mais atenção por parte dos governos federal e estadual com Salvador. Ao ser abordado, quando chegou para a abertura do Congresso Estadual do PT, na noite de ontem, de bate-pronto ele disse: “Discordo”.

SUCESSÃO – Sobre a sucessão municipal – que não está na pauta oficial do Congresso –, Wagner disse que a opinião do governador não representa necessariamente a opinião do PT. “O que se define é que se deve manter a unidade política.

O nome de João Henrique à candidatura é o provável. Mas o PT tem o direito de decidir se quer de outra forma”, disse.

O assunto, polêmico, é tratado com cautela entre os petistas. A entrega de mais duas secretarias municipais ao PT não estaria representando uma tendência do partido para as eleições de 2008? O deputado federal Walter Pinheiro, disse que “a gente não pode morrer nem se agoniar de véspera. O PT está mantendo a parceria com o PMDB, mas isso não sela que João Henrique é o candidato ou que teremos ou não candidatura própria“.

Membro da Executiva do PT, Emiliano José preferiu comentar a atual decisão do PT, na opinião dele, “correta, que corresponde à nossa tradição de aliança“. O presidente regional do PT, Marcelino Gallo, disse, também que uma coisa é o apoio político, mas que sucessão municipal não estará em pauta nos encontros do Congresso. Só o deputado federal, Nelson Pelegrino, disse claramente que veria com bons olhos o fato de o PT lançar candidatura própria.

Alguns petistas rebateram, ainda, a opinião da ONG Repórteres Sem Fronteiras, que endereçaram carta ao presidente Lula e presidente do PT, Ricardo Berzoini, criticando a postura “beligerante” de membros do partido contra a imprensa no caso do acidente aéreo com o avião da TAM. “A cobertura da imprensa brasileira foi criminosa e não é capaz de rever isso. Quis culpar imediatamente o presidente Lula e agora está se vendo que foi acidente”, disse Emiliano José.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?