5 de agosto de 2007

 

A deformação midiática não conseguiu derrubar Lula

A manchete deveria ser mais ou menos isso.

Nem os dois maiores acidentes da história da aviação brasileira nem o humor azedo dos freqüentadores de aeroportos foram capazes de abalar a popularidade de Lula. A última pesquisa Datafolha revela a verdade.

1. Apesar do noticiário negativo e dos “erros” cometidos pelo governo, a população percebe que a crise aérea, “profunda e sistêmica”, não nasceu nesta administração;

2. Há uma percepção de que os dois acidentes – Gol e TAM — não tiveram relação direta com os problemas administrativos do setor aéreo;

3. os usuários de avião constituem uma minoria, cuja insatisfação não contamina a maioria sólida que avalia o governo Lula de maneira positiva.

A grande maioria dos brasileiros, informa a Folha (só assinantes) em sua edição deste domingo (5), é pobre: 59,5% têm renda familiar mensal que não ultrapassa à barreira dos três salários mínimos (R$ 1.050). E, de acordo com o Datafolha, só 8% dos brasileiros viajam de avião.

“Além disso”, anota a notícia da Folha, “a situação econômica do país permanece boa, com estimativa de crescimento em torno de 4,5% em 2007. O programa Bolsa Família, que atende cerca de 11,1 milhões de famílias, também ajuda a entender a manutenção da alta popularidade de Lula”.

Considerando-se apenas o universo dos 8% de brasileiros que utilizam o avião como meio de transporte, o percentual dos que consideram Lula “ótimo” ou “bom” foi de 29%. Nada menos que 19 pontos percentuais abaixo da media nacional (48%). Nesse nicho da população, os que classificam o governo como “ruim” ou “péssimo” chegam a 30%, o dobro da média nacional (15%).

A variação negativa mais expressiva na popularidade de Lula foi verificada entre os brasileiros com renda familiar mensal acima de dez salários mínimos (R$ 3.500). Nesse segmento, público que mais se sensibiliza com a pregação de enfado do “Cansei”, a avaliação de “ótimo” ou “bom” atribuída à gestão Lula despencou sete pontos.

Assim, a despeito da campanha deletéria da imprensa nacional, incluindo a Folha, Lula continua voando em céu de brigadeiro.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?