22 de agosto de 2007

 

Bicentenário do nascimento de Teófilo Benedito Otoni

Recebi alguns (felizmente poucos) e-mails estranhando meu interesse pelo bicentenário do nascimento de Teófilo Benedito Otoni. Oh, Deus, quanta ignorância.

Não tenho muita paciência, não, mas vou explicar.

No dia 27 de novembro deste ano será comemorado o bicentenário do nascimento de Teófilo Benedito Otoni.

Este personagem histórico foi uma figura de destaque não só para as cidades do Serro (onde nasceu) e de Teófilo Otoni (que fundou), mas também para todo o Vale do Mucuri e do Jequitinhonha, para Minas Gerais e para o Brasil.

A sua importância é muito maior do que a que a história oficial lhe atribui.

Por isto, sempre teve um reconhecimento e uma popularidade especiais junto a amplos setores do país. Melhor cultivar a memória dos grandes políticos e apresentá-los às novas gerações e brasileiros.

PROGRAMAÇÃO DO BICENTENÁRIO

Até novembro serão organizadas atividades em várias cidades de Minas Gerais, como Teófilo Otoni, Serro, Ouro Preto, Diamantina e Belo Horizonte.

Estão também envolvidos nas comemorações o Governo Federal, o Governo de Minas, o Senado Federal e a Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

Será lançado pelos Correios um selo em comemoração à data e desenvolvidas atividades acadêmicas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

As iniciativas contam também com a participação do Banco do Brasil, Associação dos Amigos do Serro (AASER) e Associação dos Filhos e Amigos de Teófilo Otoni (AFATO), além da própria família Otoni.

A programação e o calendário ainda não estão completos nem totalmente confirmados, mas já estão sendo preparadas as seguintes iniciativas:

PROGRAMAÇÃO JÁ CONSOLIDADA

- 22/08 - Atividade na União Estudantil de Teófilo Otoni

- 23/08 – lançamento do selo comemorativo dos Correios, em Teófilo Otoni (data de inauguração da Estrada Santa Clara-Filadélfia, há 150 anos)

- Até novembro, serão realizadas atividades culturais e escolares em Serro e Teófilo Otoni

- 1.ª quinzena de novembro – lançamento do livro comemorativo, do jornalista e ex-ministro dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda.

- 21 a 27/11 - cursos, concursos, festivais, palestras (Teófilo Otoni) e seminário no Campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), também em Teófilo Otoni

- 24/11 – Bolerata e atividade cultural no Serro

- 24 e 25/11 – Seminário na PUC-Serro

- 27/11 – Data de nascimento e dia central das comemorações. Atividades em Teófilo Otoni e Serro. Entrega da Comenda pelo Governo do Estado.

- 27, 28 e 29/11 - Conferência promovida pela UFMG, em BH

- 28/11 – Sessão solene, no Senado Federal

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?