20 de julho de 2007

 

Mino carta diz (na Bahia) que donos da mídia são senhores feudais

Fonte: Site http://www.ziltonrocha.com.br/

Faltava meia hora para começar o Seminário Mídia e Educação quando o jornalista Mino Carta e sua esposa apareceram na porta do Teatro Vila Velho. Foram recepcionados pelo professor e deputado Zilton e por um grupo de admiradores, entre jornalistas e estudantes de comunicação.

Boa parte do público já aguardava, do lado de fora, o momento de entrar e tomar assento- não podia faltar lugar, por isso um telão, instalado no Cabaré dos Novos, transmitiria o evento.

Tanta preocupação em garantir a participação e audiência de todos os presentes não foi em vão. Segundo o Teatro Vila Velha, quase 500 pessoas prestigiaram o Seminário, que foi promovido pelo mandato de Zilton para refletir sobre o papel dos meios de comunicação no processo de formação social cidadã e discutir a responsabilidade político-institucional da imprensa brasileira na construção de princípios éticos.

Convidado especial de Zilton para o evento, o diretor de redação da revista CartaCapital mostrou como o país precisa avançar na democratização dos meios de comunicação a partir da análise entre as relações da mídia e o poder no Brasil.

Carta arriscou fazer uma previsão: “se Lula avançar no PAC e começar a formar logo um candidato, ele ganhará as próximas eleições, seja contra Aécio ou Serra”. O jornalista acredita que a eleição de 2006 foi “a derrota da mídia, que, por dois anos, submeteu o presidente a uma campanha feroz”.

Mino comparou os donos dos grandes veículos de comunicação a senhores feudais, que são rivais, mas se unem quando se sentem ameaçados. “Foi assim no golpe de 64, no golpe dentro do golpe, durante o regime militar e nos governos posteriores”, afirmou.

O debate se seguiu com intervenções da platéia e dos convidados da mesa composta pela professora de Comunicação da UNEB e integrante do Grupo Gestor do Fórum Comunitário de Combate à Violência, Tânia Cordeiro; o diretor Geral do IRDEB, Pola Ribeiro; a jornalista mobilizadora da ONG Cipó – Comunicação Interativa, Bruna Hercog; o professor da UFRB, Luiz Nova; e o jornalista e diretor da ABI, Ernesto Marques.

A passagem de Mino Carta na capital baiana rendeu algumas entrevistas em rádios, sites e jornais.

LEIAM ABAIXO AS ENTREVISTAS DE A TARDE E DO SITE BAHIA NOTÍCIAS

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?