21 de julho de 2007

 

Mesmo com morto ilustre, sexta-feira foi noite de alegria na Fundação Casa de Jorge Amado, em Salvador

Sexta-feira, 20 de julho, às 20h, fui à Fundação Casa de Jorge Amado, no Pelourinho. Casa cheia. Muita alegria. Nem parecia que Salvador esperava o desembarque de um morto ilustre. Todos festejavam o lançamento do livro do jornalista baiano, Gustavo Tapioca, há 30 anos radicado em Brasília.

“Meninos do Rio Vermelho” é o título do livro de memórias. Ainda menino, Gustavo Tapioca viveu na Rua Alagoinhas, tornada famosa pelos moradores da casa 33, Jorge Amado e Zélia Gattai. São lembranças gostosas.

“Infelizmente não se pode ser menino para sempre”, escreveu João Jorge Amado no prefácio. Gustavo Tapioca cresceu, combateu a ditadura como estudante e conheceu novos meninos e meninas.

Alguns, como Sérgio Furtado e Gildo Lacerda, tiveram as vidas ceifadas pela repressão. Algumas meninas foram presas, torturadas e deportadas, como Marie Helène e Chantal. Também fala dos “Zés” que conheceu de perto.

O primeiro é Zé Sérgio Gabrielli, hoje presidente da Petrobrás. Preso, passou um ano na Galeria F da Penitenciária Lemos de Brito. Foi lá que Zé encontrou o outro Zé, Emiliano José, que foi parar no Jornal da Bahia quando Gustavo Tapioca era diretor-secretário, depois virou deputado estadual e mais tarde escreveu Galeria F: lembranças do Mar Cinzento, contando as histórias do cadeião.

Lembranças. O que seria da rua Alagoinhas? O que seria das meninas Gabriela, Flor, Tieta e Tereza se o militante e deputado comunista Jorge Amado tivesse sido assassinado quando foi preso quatro vezes na ditadura Vargas?

Embora sejam suaves e saborosas suas lembranças da rua Alagoinhas, Tapioca não tem como não se lembrar da luta do Jornal da Bahia contra o autoritário ACM. O menino, já com 20 anos, mergulhou de cabeça no olho do furacão da tirania, prepotência, opressão, despotismo, traições, mentiras, calúnias, difamações, agressões físicas e morais. Não havia mesmo razão para alguém estar triste na noite de autógrafo de Gustavo Tapioca.

Eu, por exemplo, fiquei super-feliz por ser tratado como “menino” Oldack Miranda no autógrafo. Eu e Emiliano José, saídos da prisão na década de 70, estávamos lá na redação combativa do Jornal da Bahia. Lutávamos contra a ditadura militar e seus esbirros, como ACM, que não deixa saudade.

Não falei das doces lembranças de Tapioca. Do baba, que é o nome de pelada na Bahia. De suas impressões sobre a maravilhosa casa de Jorge Amado. Das citações sobre renomados artistas que moravam e visitavam a casa 33 da rua Alagoinhas, um castelo encantado. Aí, meu irmão, se quiser vá lá na Fundação Casa de Jorge Amado e compre o livrinho de 141 páginas.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?