19 de julho de 2007

 

Mídia baiana desconhece palestra de Mino Carta no Teatro Vila Velha

É inacreditável. O jornalista Mino Carta, criador e diretor da revista Carta Capital, dono de uma extensa folha de serviços prestados à imprensa ética brasileira, esteve em Salvador a convite do deputado Zilton Rocha (PT). Nadinha de registro, matéria ou artigo na imprensa. Que coisa, heim? Não deve ser por desconhecimento da pauta, pois, mais de 400 pessoas lotaram o teatro para ouvir Mino Carta falar sobre “Mídia e Educação”.

Fico pensando aqui com meus botões qual a razão da mídia desconhecer o fato. Nem mesmo o preconceito eterno de jornalista contra parlamentar pode explicar. Quando o então vereador Emiliano José (PT), em plena campanha eleitoral, trouxe a filósofa Marilena Chauí a Salvador (quase) toda a imprensa reportou. Não pude comparecer por razões de trabalho. Fiquei aguardando o noticiário e nada. Agora vejo no Blog do Mino uma referência dele à palestra de Salvador.

SEGUE A NOTA DE MINO CARTA:

Blog do Mino - 18/07/2007

Todos os santos

Acabo de voltar de Salvador, lá convocado para uma palestra sobre Mídia e Educação. Platéia de quatrocentas pessoas em um teatro encantador, o Vila Velha, me lembrou o Globe de William Shakespeare.

Mais de uma centena em outro local do teatro, para assistir via telão. Mestre de cerimônias, deus-ex-machina do evento, o deputado Zilton Rocha, figura notável de educador e político.

Fiquei comovido com a generosidade, a fidalguia, diria mesmo carinho, da recepção. E com o êxito de CartaCapital em Salvador. E com a presença de tantos jovens, mais ou menos dois terços do público.

Espero não tê-los decepcionado, mas disse que, na minha opinião, jornalista não se confunde com professor, ao menos na acepção tradicional. Nem por isso deixa de contribuir decisivamente para a informação e a formação da sociedade civil quando exerce a profissão com a consciência da tarefa e o necessário senso de responsabilidade para levá-la a cabo.

E com a honestidade de quem sabe ser fiel sempre e sempre à verdade factual, e exerce desabridamente o espírito crítico, e não treme do poder e o fiscaliza onde quer que se manifeste. Isso tudo apoiado pelo talento, habilitado a conferir ao jornalismo a dimensão de uma arte. Não é difícil aprender os fundamentos, difícil, muito difícil, no Brasil, é praticar a profissão com honradez, à sombra de patrões medievais.

Zilton Rocha contou com a perfeita assessoria de um jovem que atende pelo nome de Charles Darwin, filho de um ferroviário que admirava personagens da história. E Charles desfiou meu currículo para a platéia na hora da apresentação, sem omitir, entre as publicações que dirigi, Quatro Rodas, que, aliás, foi a primeira, nascida nos meus anos verdolengos. Charles Darwin teve a bondade de não acrescentar que não sei dirigir carro e que tenho dificuldade em distinguir um Volks de uma Mercedes.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?