8 de julho de 2007

 

Ibope mostra que 66% dos brasileiros apóiam modo de Lula governar. A mídia fascista vai pirar de vez.

Pois é. Pesquisa Ibope revela que popularidade de Lula aumentou e que a vida do brasileiro melhorou. Divulgada fartamente (6/07) ela mostra que continuam em alta os índices de popularidade do presidente Lula e de nosso governo.

Segundo o levantamento, 50% dos entrevistados consideram o governo bom ou ótimo. Para 33%, é regular, e apenas 16% acham a administração federal ruim ou péssima.

Se Lula tem de 66% da população, que aprovam sua maneira de governar. Os que desaprovam são apenas 30%.

Ela mostra ainda que a expectativa dos brasileiros em relação ao segundo mandato do presidente Lula melhorou em relação ao último levantamento feito em abril.

Há três meses, 30% dos entrevistados diziam que o segundo seria melhor que o primeiro. Agora, 37% deles apostam em uma melhora.

Outros 41% acreditam que as duas gestões serão iguais e apenas 20% apostam que o segundo mandato será pior do que o primeiro.

VIDA MELHOROU E BRASILEIRO GOSTA DE LULA

Lula é aprovado por 50% dos brasileiros porque a vida do povo melhorou, disse a diretora-executiva do Ibope, Márcia Cavallari, em entrevista a Paulo Henrique Amorim. Mais comida na mesa.

“O eleitorado, de maneira geral, está fazendo uma avaliação do presidente com coisas concretas da sua vida”, explicou Cavallari.

A pesquisa CNI/Ibope mostra que 50% dos eleitores consideram o governo Lula ótimo e bom. Por outro lado, a aprovação de Lula sofre resistência na região Sul e para aqueles que têm curso superior. Na região Sul, 36% avaliam o governo Lula como ótimo e bom; 25% como regular e 38% como ruim e péssimo.

Já no Nordeste, Lula tem aprovação de 61%. “Lula tem uma aprovação maior do que a média nacional quando menor é a escolaridade da população brasileira e quanto mais localizado no Nordeste esse eleitor”, afirmou Cavallari.

O POVO JULGA LULA PELO GOVERNO NÃO PELA MÍDIA

MÁRCIA CAVALLARI – Temos observado que desde o início, desde que o Presidente Lula assumiu o primeiro mandato, ele hoje tem o patamar de avaliação, ótimo, bom, regular, ruim e péssimo, está no patamar que ele obteve na primeira pesquisa que nós fizemos em março de 2003. Então, ao longo dos anos de março de 2003 até agora veio no começo do mandato, do primeiro mandato essa avaliação de 51% depois veio caindo, com os escândalos do mensalão teve uma baixa, em 2005, em 2006 se recupera, em dezembro de 2006 há uma bolha decorrente do otimismo em relação à rejeição e do grande número de votos que ele teve e em abril a gente detecta que essas avaliações retomam o patamar de setembro de 2006 e agora em junho se confirma que ele está numa situação bastante estável.

PAULO HENRIQUE – Agora, deixa eu perguntar a você. Também há uma certa estabilidade, se eu posso usar essa palavra, na posição da mídia brasileira que é majoritariamente, para não dizer 95%, contra o Presidente Lula. Essa posição da mídia não afeta de maneira nenhuma, o que explica esse fenômeno?

MÁRCIA CAVALLARI – Bom, o que nós percebemos ao longo da campanha e agora também nessas pesquisas é que o eleitorado de maneira geral está fazendo uma avaliação do Presidente com coisas concretas da sua vida e não nas questões da mídia. As questões da mídia é claro que aparecem, mesmo nessa pesquisa a gente pergunta quais foram as principais notícias envolvendo o Presidente Lula, aparece fortemente o Vavá, a questão das acusações envolvendo o seu irmão, aparece a questão da crise aérea, mas na verdade a avaliação dele está vindo muito mais decorrente de melhoras na sua vida, pessoas percebendo melhoras na sua vida.

COM CRISE AÉREA E VIOLÊNCIA POVO CONFIA

Mesmo com problemas como a crise aérea ou questões ligadas à violência, a confiança no presidente chegou a 61%, cinco pontos percentuais a mais que dados do mesmo período de 2006. No início do primeiro mandato, o grau de confiança chegava a 76%, o maior de toda a série histórica. A desconfiança em Lula é de 35% em junho, patamar estável em relação a abril de 2007.

Reeleito em outubro de 2006, Lula havia conseguido passar expectativa de um melhor segundo governo para 57% dos entrevistados pela CNI/Ibope na ocasião. Hoje, vinte pontos percentuais a menos, 37% esperam que a segunda gestão seja melhor que a primeira e 20% têm a expectativa de que será pior. Outros 41% prevêem que será igual.

POVO APÓIA PROGRAMAS SOCIAIS

Quando avaliado por áreas específicas, o governo Lula tem maior aprovação no campo social, com destaque para o combate à fome e à pobreza (com 58% de aprovação) e para as políticas de saúde e educação (avaliação positiva de 55%). Em relação à segurança pública, no entanto, a desaprovação chega a 61%, enquanto a aprovação chega a apenas 35%.

Ainda no que diz respeito a áreas específicas, o combate à inflação é o único item no campo econômico com saldo positivo de avaliação, e a atuação do governo em relação aos impostos amarga o maior saldo negativo de todo o levantamento, com 38 pontos e 65% de rejeição.

O combate à inflação é aprovado por 50% dos entrevistados e desaprovado por 42%. As políticas voltadas à taxa de juros têm 51% de desaprovação, mesmo índice computado pelo combate ao desemprego, ainda considerado insatisfatório para a maioria da população.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?