22 de junho de 2007

 

Bahia se inspira na Venezuela e cria orquestras juvenis e infantis

Já estou vendo a reação irracional e exacerbada da revista Veja, da Folha e do Estadão. O Governo da Bahia decidiu criar o Projeto Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), inspirado na experiência da Venezuela. Inspirado, e também conveniado com a Fundación del Estado para el Sistema Nacional del Orquestras Juveniles e Infantiles da Venezuela (Fesnojiv).

Trata-se de um projeto inovador, como tudo na Secretaria da Cultura comandada por Márcio Meirelles. Pela primeira vez na história, a Bahia vai executar um projeto de integração social através da prática orquestral. Em agosto, os primeiros monitores seguem para a Venezuela para treinamento pedagógico.

A Agência de Fomento do Estado da Bahia – Desenbahia, sucessora do Desenbanco, foi a primeira instituição a apoiar financeiramente o projeto. Através da Lei Rouanet, a Desenbahia vai direcionar todo o seu imposto de renda relativo a 2007 para o projeto Neojibá.

O pianista Ricardo Castro, gestor artístico da Orquestra Sinfônica da Bahia, sensibilizou a diretoria da instituição de fomento, que também se prepara para financiar microcrédito para artesãos da cultura. O projeto é financiado pelo Governo da Bahia e pela captação de recursos através da Lei Rouanet. A primeira instituição a responder ao apelo foi, portanto, a Desenbahia.

A Secretaria da Cultura não está para brincadeira. O primeiro núcleo vai funcionar a curto prazo no Teatro Castro Alves (TCA) e será formado por jovens que já tocam um dos seguintes instrumentos: clarineta, violino, saxofone, tuba, violoncelo, viola, contrabaixo, flauta, oboé, fagote, trompa, trompete, trombone e percussão.

Os participantes receberão formação pedagógica específica para atuar como monitores, ensinando nas fases seguintes às crianças iniciantes que entrarão nos núcleos. É essa turma que irá à Venezuela.

Para os fanáticos e reacionários antichavistas da mídia brasileira vou logo dando um aviso. Apesar do democrático presidente Hugo Chávez apoiar as orquestras juvenis e infantis, elas existem na Venezuela há pelo menos 31 anos. O intercâmbio entre Brasil e Venezuela será saudável para nossos povos.

Mais informações pelo e-mail neojiba@gmail.com

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?