17 de maio de 2007

 

O DNA da construtora Gautama vem da OAS baiana, revela Terra Magazine

Com a manchete “Navalha na carne da história do poder à brasileira”, o jornalista Bob Fernandes, editor da revista eletrônica Terra Magazine, do Portal Terra, revela que a Construtora Gautama, presidida por Zuleido Soares de Veras, que está sendo acusado pela Polícia Federal como o chefe da quadrilha que vinha corrompendo funcionários e políticos para manipular licitações públicas é o centro da investigação da Operação Navalha, que mobilizou 400 policiais federais, em 9 estados.

BAIANA COM SEDE EM SÃO PAULO

Segundo Terra Magazine, Zuleido é o sócio majoritário da Gautama. A empreiteira é sempre apresentada como sendo "baiana" porque baiana era a OAS, para quem Zuleido trabalhava nos anos em que PC Farias era o tesoureiro e Fernando Collor o presidente da República. Mas há aí um engano. Coisas do mundo da empreitagem à brasileira.
A Gautama tem sede em São Paulo. Zuleido, embora viva na Bahia, temia a força e o poder da OAS da Bahia, a quem havia servido nos anos em que Collor foi o presidente e PC Farias começou como tesoureiro de campanha.

Aquele período,está nos anais da Policia Federal e do judiciário, terminou com mais de 400 empresas e 100 grandes empresários do país indiciados por crimes variados. PC foi preso, e depois assassinado. Indiciamentos? ...prescreveram, quase todos
Collor, hoje senador pelo PTB teve seus direitos políticos cassados e foi absolvido pelo Supremo Tribunal Federal.

OAS DE ACM BRIGOU COM ZULEIDO

A OAS que naqueles anos 90 tinha - e ainda tem como sócio, hoje majoritário- um genro de Antonio Carlos Magalhães, Cesar Mata Pires. Que é um dos sócios da emissora afiliada à TV Globo na Bahia.

Já neste século XXI Zuleido havia sido denunciado. Pela OAS e por uma empreiteira de Pernambuco, a ela associada na disputa por uma obra no Maranhão. Denúncia formal, ligada aos mesmos enredos de sempre, feita ao procurador Luiz Francisco Fernandes de Souza.

Findo aquele governo, o de Collor, Zuleido ainda permaneceu por um tempo na OAS, até abrir seu próprio negócio. Presos com ele, agora, toda a diretoria da Gautama, inclusive o irmão, Dimas, e o filho, Rodolfo - este, pouco mais de um mês depois de grandiosa festa de casamento na Bahia.

ZULEIDO, O CHARLES BRONSON BAIANO

Nos anos do governo Fernando Henrique Cardoso, de quando em quando, a Gautama, ou Zuleido, freqüentavam as páginas. Ele, identificado como "Charles Bronson" - por uma certa semelhança física, a partir do bigode - tinha expostas suas relações heterodoxas com obras e verbas públicas daquele período. Dava em nada. Agora, a casa caiu.

Em tempo: Zuleido e sua Gautama estavam pré-qualificados, e pretendiam participar, da construção da hidrelétrica no Rio Madeira, projeto em discussão no atual governo.

MAIS PRESOS ILUSTRES

Também preso pela Navalha o ex-governador do Maranhão, José Reinaldo Tavares, do PSB. Ex-ministro dos Transportes nos anos 80, ministro de José Sarney - cuja máquina política o elegeu governador do Maranhão no início do século XXI - e com quem ele, Tavares, romperia quando já governador.

Do estado que detém alguns dos piores índices sociais do Brasil, o Maranhão, são outros dois dos presos: Alexandre e Francisco, sobrinhos do atual governador, Jackson Lago (PDT), adversário histórico do clã Sarney -donos da emissora afiliada à TV Globo no Maranhão.

Involuntariamente envolvido na repercussão das prisões o atual ministro das Minas e Energia, Silas Rondeau - ministro do governo Lula e politicamente ligado aos Sarney. Envolvido na repercussão, não nas prisões, ressalte-se. E envolvido porque um dos detidos, Ivo Almeida Costa, é seu assessor especial. Do mesmo ministério é Sergio Luiz Sá.

JOÃO ALVES NETO DO PFL (DEM)

Outro navalhado pela PF é João Alves Neto. Esse João vem a ser filho do ex-governador de Sergipe, por duas vezes, João Alves (PFL, atual DEM).
Alves foi derrotado em 2006 por Marcelo Déda (PT) quando disputava a reeleição à sua segunda passagem pelo comando do estado. Alves é dono, em Sergipe, de quatro emissoras de rádio e uma concessão de televisão.

CAETANO DO PT E NILSON LEITÃO DO PSDB

A revista Terra Magazine ainda cita envolvimento da esquerda. O preso é Luis Caetano, do PT, prefeito de Camaçari, município baiano de rico orçamento - por abrigar o Pólo Petroquímico. Caetano, então no PC do B, já havia governado a mesma Camaçari.

Além de Caetano foi detido um de seus secretários, acusado agora de favorecer a Gautama em obra pública. O Secretário é Iran Ferreira, filho do deputado estadual Otomar Ferreira, que Bob Fernandes não cita sabe-se lá por que.

O representante do PSDB no escândalo é Nilson Leitão, prefeito de Sinop (MT). Também foi preso com um secretário por supostas irregularidades envolvendo obras da mesma empreiteira.

DEPUTADO LIGADO A RORIZ, DE BRASÍLIA

Por fim, mas não por último. Preso foi ainda o deputado distrital Pedro Passos. Ele e o irmão eram aliados preciosos do ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz, hoje senador pelo PMDB. Os irmãos Passos, como eram conhecidos naquele período, envolveram-se em rumoroso episódio com terras públicas que foi parar nos tribunais.
Sem o saber, salvo tenha historiadores em seus quadros, a Polícia Federal acaba de fazer, com sua Navalha, um corte sócio-antropológico nas relações entre o poder político, o estado brasileiro, e suas infindáveis verbas.

Fonte: Terra Magazine

Comments:
Como budista não posso deixar de aqui externar a minha indignação sobre a associação do nome da Construtora Gautama ao nome de Buda Sidharta Gautama ou Shakyamuni, a reputação deste empresário nada tem a ver com os ensinamentos budista. A começar que nem budista ele é.
 
Assim como jakson lago, hoje sarnei é acusado de varias irregularidades,e como ja sabemos que nada sera apurado e ninguem sera punido .
continuamos vivendo na terra do nunca, como ovelhas que são vigiadas por lobos.
 
eu homero roberto martins fui funcionario da empreiteira a qual entrei com uma açao jucicial trabalhista à dez anos atraz.
ganhei os meus direitos mas ate agora nao fui resarcido pois os responsaveis pela empresa pulam de pau em pau de4 suas obrigaçoes
dando a entender que no nosso pais roubar da lucro para politicos e uma pequena minoria da populaçao viva aos 40 ladroes.............................
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?