17 de maio de 2007

 

A notícia que faltava: presidente da Gautama, Zuleido Veras, preso na Operação Navalha, foi diretor da OAS

Reportagem de Bob Fernandes no Terra Magazine, revela que a Operação Navalha prendeu gente de Sarney, gente de Roriz, gente de Collor, gente do PSB, gente do PSDB, gente do PMDB, gente do PT e gente da empreiteira OAS.

PF prende assessores de ministro Silas Rondeau

Terra Magazine - Bob Fernandes

Entre os presos hoje pela Operação Navalha, da Polícia Federal, estão dois assessores do ministro das Minas e Energia, Silas Rondeau (PMDB), Ivo Almeida Costa e Sergio Luiz Sá.

A PF também prendeu o dono da empresa Gautama, Zuleido Soares de Veras, um ex-diretor da empreiteira OAS.

Outro detido é Roberto Figueiredo Guimarães, que foi secretário do Tesouro Nacional no governo Collor.

Também foram presos um filho do ex-governador de Sergipe João Alves, chamado João Alves Neto, e dois sobrinhos do governador do Maranhão, Jackson Lago, Alexandre e Francisco.

Além de Zuleido, toda a diretoria da Gautama foi detida, juntamente com um filho do proprietário da empresa, Rodolfo, e um irmão dele, Dimas. A Gautama, sediada na Bahia, é uma empresa de obras públicas que, segundo as investigações, fraudava licitações, pagava propinas e lavava dinheiro.

Rodolfo casou há cerca de um mês em uma grandiosa festa no condomínio de luxo Encontro das Águas, próximo a Salvador.

A Operação Navalha desarticulou um esquema de desvio de recursos públicos através de fraudes em licitações. Até o final da manhã, a PF já havia cumprido 19 dos 40 mandados de prisão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal.

Na lista dos detidos também estão o deputado distrital Pedro Passos (PMDB-DF), o prefeito de Camaçari (BA), Luiz Caetano (PT), o prefeito de Sinop (MT), Nilson Leitão (PSDB), e o ex-governador do Maranhão José Reinaldo Tavares (PSB).

Junto com um irmão, Pedro Passos já foi acusado de envolvimento com grilagem de terras públicas em Brasília, em outro processo que corre nos tribunais, num escândalo do governo Joaquim Roriz (PMDB), hoje senador.

Terra Magazine

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?