16 de maio de 2007

 

Foi-se o tempo em que a Assembléia Legislativa da Bahia silenciava sob o carlismo

Com a Era Wagner, a Assembléia Legislativa da Bahia livrou-se do mandonismo do chefe de plantão. Naquela época, deputados não tinham direito de divergir do governador. O Poder Executivo mandava no Poder Legislativo. O coronel ACM dominava o Legislativo, assim como dominava o Judiciário, com chicote, favores e dinheiro.

Isso acabou. A Assembléia Legislativa vive um novo tempo. Sinal disso foi o lançamento público do site da Bancada Governista. Trata-se do mais novo instrumento de informação política, com notícias parlamentares e clipping diário dos principais jornais. www.lideranca.ba.gov.br é o endereço eletrônico.

O governador Jaques Wagner estará na Assembléia Legislativa da Bahia na próxima terça-feira (22/05/07), às 10h, para abrir as contas do Poder Executivo à toda a população, via internet. A escolha da Casa Legislativa para o anúncio oficial da iniciativa inédita é porque ela acaba com a antiga luta que motivou várias ações judiciais e mobilizações dos deputados que hoje compõem a base da situação: a senha para o acesso às contas públicas estaduais.

Ao convidar os parlamentares para o ato solene, no Salão Nobre da Assembléia, que terá também a participação do secretário estadual da Fazenda, Carlos Martins, o líder do Governo e da Maioria, Waldenor Pereira comparou: “Enquanto os governos anteriores do PFL negavam o acesso à senha para que os deputados pudessem exercer a prerrogativa constitucional de fiscalizar os gastos do Executivo, o governador Jaques Wagner assegura a total transparência, disponibilizando as contas na internet para toda a população”.

Visite o site da Bancada Governista. Informe-se direto nas fontes.
http://www.lideranca.ba.gov.br/

Comments:
A Bahia viveu situações difíceis após o golpe de 64. ACM poderoso mandando ao seu bel prazer; respeito ao cidadão, nenhum; acesso às contas públicas? Nem pensar. Deputados cassados, políticos presos, enfim...
A situação só foi de fato mudar há muito pouco tempo, qdo. a Bahia "enjoou" de tantos desmandos e elegeu um governador compromedito com as mudanças sociais e políticas no Estado. As contas do estado estão aí acessíveis a todo cidadão que delas queira tomar conhecimento... Coisa que era impensável, na Bahia, entre 1964 e 1988, e de 1990 a 2006.
Felicidades a todos os baianos e que nunca mais voltem os mandatários de outrora ao poder...

Marcos
Belo Campo, BA
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?