18 de maio de 2007

 

Está claro que debaixo do angu da Operação Navalha tem carne

É difícil dizer onde está a carne debaixo do angu. Mas aí tem. O insuspeito Ivan Carvalho, comentarista político da Tribuna da Bahia, anti-petista de carteirinha, afirma em seu artigo intitulado “Navalha na carne”, publicado sexta-feira, 18, que as prisões efetuadas pela Polícia Federal são de caráter temporário, não significam condenação nem absolvição de ninguém e decorrem de uma investigação policial unilateral, embora com controle judicial. Ele chama a atenção para que a sociedade não permita que a polícia se torne um instrumento de intimidação social ou política.

LEIA TRECHO DE SEU ARTIGO:

Navalha na carne
Ivan Carvalho – Comentarista Político da Tribuna da Bahia

“Cabe ressaltar, neste momento, uma coisa muito importante: as prisões efetuadas são de caráter temporário, provisório. Não significam condenação (e evidentemente também não a absolvição) de ninguém. Não houve julgamento, nem denúncia do Ministério Público, mas uma investigação unilateral conduzida pela Polícia Federal com o controle judicial das medidas que teriam de ser autorizadas pelo Judiciário. Está bem claro que debaixo desse angu tem carne, mas é difícil dizer exatamente onde ela está ou não está.

Na verdade, além de combate firme e eficaz à corrupção, ainda mais quando envolve o setor público - pois que esta é a mais difundida, a mais vultuosa e a que atinge danosa e diretamente todos os contribuintes, os quais, em última análise, são a totalidade da população brasileira - cumpre que os instrumentos democráticos sejam exercidos com firmeza nessas situações críticas, de modo a que a polícia, um instrumento custeado pela sociedade para protegê-la, não tenha chance de tornar-se um instrumento de intimidação social ou política.

Este é um aspecto a que importa ficar especialmente atento nesta fase pela qual passa o país, quando o ministro da Justiça, contrariando a tradição brasileira, é - por mais que considerado um homem sério e digno - um militante de partido político do qual já foi recentemente até presidente e que passou, por força do cargo, a ter sob seu comando a Polícia Federal”.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?