9 de maio de 2007

 

Crítica a Octávio Frias provoca demissão em jornal e redação entra em greve de protesto

Observatório da Imprensa
Postado por Mauro Malin em 8/5/2007

A redação do jornal publicitário Meio & Mensagem decidiu fazer greve em protesto contra a demissão do editor adjunto Costábile Nicoletta (na prática, o editor do jornal).

Ele publicou na edição de ontem, 7 de maio, o obituário de Octavio Frias Filho, escrito por Edgar Olímpio de Souza, onde um box, chamado "Nem tão liberal assim", recapitula críticas de Mino Carta à posição pró-golpe de 1964 da Folha de S. Paulo.

Entre outras críticas, há, por exemplo, o parágrafo abaixo:

"O liberal Frias teve, de fato, uma história controversa em suas posições políticas. Logo ao comprar a Folha, teria feito do jornal um instrumeento a serviço da conspiração golpista. Estampava manchetes sensacionalistas contra o ´perigo comunista´ e assinava editoriais contra ´a corrupção e a subversão´.

Na fase mais aguda da ditadura militar, por exemplo, a Folha da Tarde, também do grupo, divulgava a ´morte de terroristas em emboscadas policiais´quando estes ainda estavam na prisão".

Em resposta à demissão de Nicoletta, seus ex-colegas esvaziaram hoje a redação e divulgaram a seguinte carta aberta:

"São Paulo, 8 de maio de 2007

Os jornalistas do Meio & Mensagem decidiram paralisar suas atividades por 24 horas em protesto pela demissão do editor-adjunto Costábile Nicoletta, que consideramos arbitrária e repugnante.

Nicoletta cometeu o erro de fazer jornalismo. Os motivos de sua dispensa precisam ser esclarecidos publicamente pelo jornal, sob risco de a credibilidade construída ao longo de 29 anos pelo veículo ser arruinada.

Nosso objetivo é abrir o diálogo com a direção da empresa, para que se estabeleça a partir de agora uma relação profissional transparente.

Precisamos de garantias de que os princípios de independência jornalística serão respeitados e de que situações dessa gravidade não voltarão a ocorrer.
A redação."

Movimentos em defesa da integridade do trabalho jornalístico tornaram-se raríssimos nos últimos anos e não deixa de chamar a atenção o fato de esse ocorrer em veículo dirigido ao meio publicitário.

NICOLLETA FALOU, A CHEFE SUMIU

Nesta manhã (8), o programa de rádio do Observatório da Imprensa ouviu Costábile Nicoletta. Segue-se o tópico.

Foi demitido ontem (7) do jornal Meio & Mensagem, depois de cinco anos de trabalho, o editor adjunto Costábile Nicoletta. Ele foi responsável pela edição do noticiário sobre a morte de Octavio Frias de Oliveira, publisher da Folha de S. Paulo.

O material continha um box, escrito pelo colaborador Edgar Olímpio de Souza, que fazia referência às relações das Folha com a ditadura militar antes da abertura promovida pelo general Ernesto Geisel a partir de 1975.

Nicoletta narrou agora há pouco o que aconteceu:

– Ontem, segunda-feira, 7, fui chamado a uma pequena reunião com a diretoria de redação do jornal, a Regina Augusto, que me comunicou que estava sendo demitido porque a direção do jornal não tinha gostado do box de uma matéria que a gente fez sobre o falecimento do Octavio Frias, dono da Folha.

Quis saber do que a direção não tinha gostado e ela me disse que havia um box dessa matéria, a exemplo do que todos os demais meios de comunicação fizeram: discorreram sobre as qualidades do Octavio Frias e também sobre a participação da Folha durante o regime militar.

E esse box destacava da matéria exatamente esse período da Folha. A diretora de redação do jornal me disse que a direção não havia gostado daquilo, que o Meio & Mensagem é um jornal do trade e que não deveria se prestar a isso. O fato de ser um jornal do trade, eu disse a ela, não quer dizer que nós devamos ser subservientes aos anunciantes; a gente tem que mostrar a história como todo mundo mostra.

Ainda perguntei a ela se aquilo tinha sido alguma queixa da Folha ou algo desse gênero e ela disse que não sabia, que era uma determinação da direção do jornal.

Falei: Bom. O que mais eu posso fazer, não é? Peguei minhas coisas e fui embora. E a redação, depois, os demais companheiros de redação tiveram uma reunião com ela para saber o que tinha acontecido e suponho que ela tenha exposto as mesmas razões que ela expôs para mim.

Mauro:

– Costábile Nicoletta é jornalista há 23 anos, com passagens pelo Estado de S. Paulo, pela Gazeta Mercantil, pelo Valor Econômico e pelo Estado de Minas. O Observatório da Imprensa procurará ouvir os dirigentes do Meio & Mensagem sobre a demissão de Nicoletta.

[Assim como o portal Comunique-se, o Observatório da Imprensa não teve sucesso na tentativa de ouvir a diretora de redação Regina Augusto.]

AINDA HÁ DIGNIDADE NAS REDAÇÕES

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?