29 de abril de 2007

 

Wagner e Waldir inauguram Conjunto Yolanda Pires

Na sexta-feira, 27, o governador da Bahia, Jaques Wagner, prestigiou o lançamento do Conjunto Residencial Yolanda Pires, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT) recebeu as autoridades em palanque. O centro das atenções, entretanto, foi o ministro da Defesa, Waldir Pires, que fez discurso emocionado pela homenagem prestada à guerreira Yolanda Pires, sua ex-mulher, falecida em 2005. O conjunto residencial foi financiado pela CEF nos moldes do Programa de Arrendamento Residencial (PAR) do Ministério das Cidades do Governo Lula. O arrendatário paga prestação de R$ 150 reais e em 15 anos se torna proprietário, sem resíduo financeiro, que é a atual desgraça de quem financiou apartamento pela CEF.

Estavam presentes o vice-presidente da CEF na área de Desenvolvimento Urbano e Governo, Jorge Fontes Hereda, baiano de nascimento e arquiteto formado pela UFBA; José Raimundo Cordeiro, Superintendente da CEF na Bahia, acompanhado de muitos gerentes, inclusive do ex-gerente da CEF, Marco Aurélio Cohim, atual diretor da Desenbahia; o Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence; o Secretário Estadual da Promoção da Igualdade (SEPROMI), o deputado federal licenciado Luiz Alberto Santos Silva; a presidente da Conder, Maria Del Carmen, o deputado estadual Álvaro Gomes PCdoB) e muitos vereadores.

Se eu soubesse que seria inexistente a cobertura da imprensa, teria levado caneta e papel. O conjunto é popular, mas, muito bem feito e com área de serviço, ausente nos verdadeiros pombais construídos por sucessivos governos.

LEIA O PRESS-RELEASE DA AGECOM:

Sexta-feira, 27 de Abril de 2007

Governo participa de inauguração de
conjunto habitacional em Lauro de Freitas

O sonho da casa própria virou realidade para o vendedor Elisson Chaves, 26 anos, e sua mãe Elizabeth Chaves. Eles vão morar em um dos 280 apartamentos do Conjunto Residencial Yolanda Pires, entregue hoje (27) no bairro do Caji, em Lauro de Freitas.

As unidades habitacionais, cada uma delas com 34 metros quadrados, foram construídas com recursos do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), do Ministério das Cidades e destinado a famílias com renda de até seis salários mínimos. Para obter a escritura do imóvel, os moradores pagam uma prestação média de R$ 200 durante 15 anos.

“É muito gratificante saber que, passados os 15 anos, teremos uma casa que será nossa”, definiu Elisson Chaves, que durante a solenidade de entrega, teve a oportunidade de conhecer seus novos vizinhos.

Ele irá deixar o bairro do IAPI, onde atualmente mora, para Lauro de Freitas, onde ficam suas praias preferidas. Seu apartamento, assim como os demais, tem sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço. Para ter direito aos imóveis, os moradores se inscreveram junto à Caixa Econômica Federal (CEF).

Ao lado da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, o governador Jaques Wagner prestigiou a entrega das casas. “Aqui estão sendo disponibilizadas unidades habitacionais dignas ao povo da cidade. É a viabilização do sonho de todas as famílias, que é ter um teto”, declarou Wagner.

Moema Gramacho, por sua vez, destacou que o Conjunto Yolanda Pires faz parte de uma série de outros que serão entregues em breve – o Residencial Elis Regina, com 340 unidades habitacionais a serem entregues em julho, e o Morada das Flores, com mais 300 casas, com previsão para setembro.

“É uma política habitacional sendo planejada”, definiu a prefeita. No conjunto, dividido em 14 blocos e com 20 apartamentos em cada um, há antena de TV coletiva, portão 24h e interfone.

O nome do espaço foi dado em homenagem à esposa do ministro da Defesa, Waldir Pires, que também estava presente na solenidade. Falecida em 2005, Yolanda Pires foi vereadora de Salvador e primeira-dama da Bahia de 1987 a 1989.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?