19 de março de 2007

 

Geddel vai tocar prá frente a transposição. Água para o Nordeste.

O ministro Geddel Vieira Lima, da Integração Nacional, está com a cabeça no lugar. Vai realizar uma ampla discussão sobre o projeto de integração das bacias do Nordeste, mais conhecido como Transposição do São Francisco. Mas, junto com a discussão vai promover um amplo esclarecimento à população. Por estupidez da mídia, a população só lê a versão do bispo que fez greve de fome. A Bahia tem uma relação sentimental com o “velho Chico”, mas os 16 anos de governos carlistas não respeitaram essa relação de amor. Praticamente nada fizeram pela revitalização do rio. As prefeituras do PFL, então, transformaram o São Francisco em vaso sanitário.

A apresentação da entrevista da Tribuna da Bahia (19/03/2007) é bastante editorializada. Cheia de opiniões. Já parte do pressuposto de que a transposição do São Francisco é um projeto megalomaníaco. Quanta bobagem. Geddel Vieira Lima certamente não irá ceder à propaganda do bispo, dos desinformados e do PFL dos grotões. Debater com lideranças ad infinitum não dá. O Nordeste tem pressa. O Brasil da seca tem pressa. Como ministro do Brasil e guardião dos interesses da Bahia, Geddel pretende desmistificar o projeto da transposição das águas, que será um motor de investimentos federais para a Bahia e estados nordestinos.

Uma única pergunta da Tribuna da Bahia revela o pressuposto ideológico (não será religioso?) da reportagem.

- Mas o que a Bahia ganha com a transposição ou revitalização das bacias?

Geddel responde - Vamos ser muito beneficiados com a questão da revitalização, com a idéia de através de PPP (Parceria Público Privada) concluir o projeto do Salitre e o projeto do Baixio de Irecê(...) dar seguimento ao projeto de irrigação de Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora, além da construção do sistema integrado de abastecimento de água de Santana com mais 100 quilômetros de adutora(...) A Bahia ganhará com investimentos em saneamento, prevenção de enchentes, construção de barragens e obras de adutora.

Não precisaria ir tão longe. O Nordeste é Brasil. Se o Nordeste é Brasil a Bahia ganha.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?