27 de novembro de 2006

 

Algumas revistas brasileiras são podres

Semana passada, Istoé, Época e Veja faturaram dando capa de garotas que morreram por anorexia. As três revistas trataram como espetáculo e de forma apelativa a morte de pelo menos duas jovens. Ora, as mesmas revistas não se cansam de faturar reportagens sobre dietas da moda, numa total irresponsabilidade. Mas não se pode criticar nem censurar. É a liberdade de imprensa, segundo o patronato e os jornalistas de aluguel.

A revista Carta Capital percebeu do que se alimentam as três revistas e publicou em forma de publicidade a diferença. Enquanto as três revistas faturavam a desgraça alheia, a Carta Capital discutia assuntos relativos à economia, ao racismo e ao fim dos votos serviçais dos grotões. A publicidade toca fundo. “Você conhece uma revista pelos assuntos que ela escolhe e pela forma de tratá-los”, diz o texto. É por isso que leio a Carta Capital.

Aliás, o pitbull da revista Veja, jornalista Policarpo Júnior reapareceu. Policarpo é quem assinou duas matérias inventadas sobre uma fantasiosa disseminação, por parte de petistas, da praga vassoura-de- bruxa que dizimou a cultura do cacau na Bahia. A principal fonte da matéria é um homem visivelmente desequilibrado e mentalmente deficiente, como se viu na CPI do Cacau instalada na Assembléia Legislativa da Bahia.

Convocado a prestar depoimento, o jornalista da revista Veja não compareceu. Recusou-se como cidadão a contribuir na apuração da verdade. O inquérito da Polícia Federal concluiu que as denúncias não procediam. Com o passar dos dias, viu-se que se tratava apenas de uma armação do marketing político do carlismo. O objetivo era atingir, não somente o PT na região, mas chegar até ao presidente Lula. Deu errado. O povo percebeu a mutreta e o principal acusado, ex-prefeito de Itabuna Geraldo Simões, foi eleito deputado federal.

A nova investida do jornalista Policarpo Júnior é contra o ministro Waldir Pires. Vê-se que o objetivo é atingir o ministro de inatacável biografia. Toda vez que a revista Veja quer servir ao senador ACM ela escala Policarpo Júnior. Triste, muito triste.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?