18 de outubro de 2006

 

PT denuncia manobra e vai levar revista Veja à Justiça

A coordenação da campanha Lula denunciou uma manobra da oposição que coloca em risco as instituições democráticas brasileiras. Ao tentar mobilizar a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e outras instituições contra a Polícia Federal — se utilizando, para isso, de informações falsas e fatos "requentados" - os adversários políticos de Lula estão criando um clima de instabilidade no processo eleitoral que pode levar à tentativa de "fraudar a vontade popular".

A denúncia foi feita pelo presidente interino do PT e coordenador-geral da campanha Lula, Marco Aurélio Garcia, e pelos governadores eleitos pelo PT, Jaques Wagner (Bahia) e Marcelo Déda (Sergipe), em entrevista coletiva à imprensa, em Brasília. "O fato objetivo é que a oposição está tentando mirar no presidente Lula e está acertando na democracia brasileira", acusou Déda.

Parte dessa operação foi desencadeada pela revista Veja que, na edição desta semana, requentou supostas informações para animar setores da oposição a retomar acusações levianas contra a candidatura Lula. Utilizando-se dessas supostas informações, representantes de partidos de oposição se reuniram na segunda-feira para traçar estratégia contra a Polícia Federal, tentando envolver o Congresso, o Judiciário e a OAB.

"Eles (a oposição) estão envolvendo a OAB não para colaborar com um processo democrático, mas para colocá-la em rota de choque com outra instituição democrática, que é a PF, sem nenhum dado ou prova. Sem nenhum fato objetivo", disse o governador eleito de Sergipe, para quem a oposição está sofrendo de "pesquisite aguda" — uma síndrome que às vezes acomete os políticos que estão diante de pesquisas que lhe são amplamente desfavoráveis, explicou Déda.

"O PSDB, o PFL e os seus aliados estão agora vivendo um caso clássico dessa patologia política."Segundo Marco Aurélio Garcia, a campanha não aceitará passivamente a tentativa de setores da oposição de "vencer no tapetão" e atuará para preservar a vontade popular.

MEDIDAS CONTRA VEJA

Marco Aurélio Garcia se reuniu ontem (16) com os líderes do PT na Câmara, deputado Henrique Fontana (RS), do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) e vice-líderes do PT. Chinaglia afirmou que "várias ações estão sendo tomadas no âmbito partidário, no sentido de representar juridicamente contra a revista Veja", disse.

"Não há nenhuma dúvida que a revista Veja, intencionalmente ou por erro, levou informações completamente erradas e mentirosas ao seu público leitor. Em cima do publicado na Veja a oposição, de forma muito excitada, acha que vai envolver o próprio Poder Judiciário numa manobra que traduz um sentimento da oposição de derrota e de não aceitar o jogo democrático", afirmou.

Na reunião os líderes informaram ao presidente do PT as iniciativas no Congresso "tanto no ponto de vista de fazer o debate público como também de trabalharmos junto com líderes da base aliada, no sentido de entender que este enfrentamento político garanta a lisura do pleito. Creio que é uma reunião que faz parte de uma divisão de trabalho entre os que apoiamos o presidente Lula", acrescentou Chinaglia.

Segundo o líder do PT , deputado Henrique Fontana, percebe-se um favoritismo crescente do presidente Lula, e "estaremos extremamente atentos para evitar qualquer tipo de manobra para que a oposição tente desestabilizar o processo político e a vontade do povo brasileiro", disse.

Fonte: www.informes.org.br

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?