3 de outubro de 2006

 

Não foi "surpresa" a vitória de Wagner.O IBOPE mentiu, não por erro, mas, por crime

Quando Wagner ganhou a eleição na Bahia eu disse comigo mesmo. É a glória. E pensei até em encerrar as atividades deste blog. Meus dedos doíam. Dores da LER. Dia da eleição não deu para postar nada. Fui fazer boca-de-urna, pedindo uns votinhos na entrada do Colégio Marista, no Canela. Despachei 100% da redação do BAHIA DE FATO. Eu e Everaldo. Fiquei fora do ar domingo e segunda-feira, mas, enfim, cedi aos protestos e pressões. Vamos continuar.

É engraçado. Muitos jornais, sites e "calunistas" de jornais afirmam que foi uma “supresa” a vitória de Wagner no primeiro turno. Surpresa nenhuma. Estão apenas fingindo surpresa. Sabíamos todos que Wagner iria ganhar no primeiro turno. Tradicionalmente, o IBOPE dava 20% de diferença contra Wagner. São os negócios. Tanto que no sábado, 30 de setembro, este blog anunciou: "Virada na Bahia, Wagner pode ganhar no primeiro turno”. No entanto, estava apenas repetindo a notícia do dia 27 de setembro, quarta-feira: “Wagner vai ganhar no primeiro turno”. Dei essa notícia várias vezes no decorrer de setembro.

LEIA AS DUAS ÚLTIMAS MANCHETES DO BLOG

Wagner vai ganhar no primeiro turno
Quarta-feira, Setembro 27, 2006

Até ser divulgada a última pesquisa IBOPE, eu pensava que Wagner iria para o segundo turno e aí estaria tudo zerado. Estava enganado. Wagner vai GANHAR no primeiro turno.Mesmo não tendo confiança nenhuma em pesquisa paga pela TV Bahia, se realmente Paulo Souto obteve 48% e Wagner 31% a vitória no primeiro turno será de Wagner.Ora, em questão de dias Wagner subiu 5 pontos e Souto caiu de 50% para 48% nas intenções de voto. O PT tem pesquisa interna que aponta 30% para Wagner e Souto com 45%, isso há mais de dez dias.Mesmo se considerarmos os números da pesquisa paga pelo clã de ACM, se Souto tem 48% e Wagner 31%, Átila Brandão 2% e os outros candidatos 4% mais 4% de brancos e nulos e 11% de indecisos, já há um empate técnico porque os 31% de Wagner somados aos 11% de indecisos dá também 48%.Wagner vai ganhar no primeiro turno. Souto nunca deixou de cair, Wagner nunca deixou de subir. A panelinha de ACM vai ser quebrada, o clima está parecido como o de 1986 quando Waldir Pires arrebentou a boca do balão com mais de um milhão de votos de frente.Essa pesquisa da Rede Bahia não me engana, não.

Sábado, Setembro 30, 2006
Virada na Bahia. Wagner pode ganhar no primeiro turno.

A pesquisa Ibope/TV Bahia saiu do forno. Como esse pessoal não é flor que se cheire, a coisa deve ser muito pior para Paulo Souto. A pesquisa aponta claramente para um segundo turno. Mas, desconfio dela. Se a TV Bahia acha que vai dar segundo turno, é porque Wagner ganha no primeiro turno. A pesquisa dá uma folga de apenas 4 pontos percentuais para o governador-candidato à reeleição. Ora, A diferença entre o percentual de votos do governador ao dos demais candidatos é de apenas dois pontos percentuais. Essa folga está dentro da margem de erros do levantamento. Logo, a disputa está na zona do agrião, empate. Ao desastre de Paulo Souto junta-se a derrota de Rodolfo "servil" Tourinho ao Senado para João Durval. Quem ganha é o prefeito João Henrique.Se não bastasse o Ibope, o jornal A Tarde On line colocou na Internet uma enquete com uma pergunta básica.- Você acredita que haverá segundo turno na Bahia?A resposta “Sim, mas só para governador” obteve 46,28%.A resposta “Não, Lula e Souto vão ser reeleitos domingo” obteve 14,99%.As sondagens batem. Elas fazem sentido. Emiliano (PT), em sua caminhada de candidato a deputado federal, vem insistindo nesta visão - a de que o Wagner ganha no primeiro turno. Neguinho achava que era excesso de entusiasmo, mas, as pesquisas indicam que é um realidade bem próxima.

Anotem. Wagner vai ganhar no primeiro turno.

WAGNER: “O IBOPE DEVE UMA EXPLICAÇÃO"

Eleito governador, Wagner em sua primeira entrevista não deixou de registrar que os institutos de pesquisa, em especial o IBOPE, devem uma explicação ao povo baiano e ao povo brasileiro.

“Eu creio que se os resultados foram apresentados de uma forma venal e não por um equívoco de metodologia, isso é um crime do ponto de vista republicano, porque não ofereceram uma informação de qualidade para que a população pudesse decidir. A reincidência é indicativa de penalidade.

Em 2002 me atribuíram 18% na disputa e ao abrir as urnas eu obtive 38,5%.

Agora em 2006, eles me deram 34% e eu obtive 54%. A diferença é que dessa vez eu consegui ganhar a eleição.

O Ibope "errou" pela segunda vez em 20 pontos percentuais e deve uma explicação à população.
Há sinais de fraude eleitoral e o TSE tem que investigar”, disse Wagner.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?