27 de setembro de 2006

 

Sempre achei o mensalão uma bobagem

Sempre achei o mensalão uma bobagem, uma criação teatral do ex-deputado corrupto Roberto Jefferson, utilizada pelo PFL/PSDB, que a grande e a pequena mídia adotaram por estupidez e falta de ética no jornalismo. Eu pensava que só eu achava que o mensalão era uma bobagem. Mas não. Também Rose Marie Muraro, escritora reconhecida no Brasil e no exterior, acha a mesma coisa. Muraro, 75 anos, ganhou prestígio como feminista nos anos 70. É formada em economia, navega pela sociologia, antropologia e psicologia para entender o feminino e seu ambiente de opressão e pobreza. Eu não me levava muito a sério, por achar que o mensalão era bobagem. Mas Rose Marie Muraro não é uma qualquer.

Como eu, Rose Marie Muraro afirma que os mesmos setores que cobram moralidade do governo Lula e do PT sempre se comportaram imoralmente. Aí me lembrei dos escândalos patrocinados por ACM e famiglia, o enriquecimento dessa gente desde a ditadura militar, as negociatas com terras e construção civil, sem falar nas imoralidades para se apoderar de uma rede completa de TV, rádio e jornal. E agora mais recentemente dois portos na Baía de Aratu. É muito, para salário de um médico. Depois vem a dinheirama, bilhões desaparecidos com a privatização do FHC e seus asseclas.

Li a entrevista interessante de Rosa Marie Muraro ao jornal Zero Hora, enviada por meu colaborador Marcelo Dapieve. Temos algumas discordâncias. Ela se decepcionou com o Governo Lula na parte econômica. Eu não. Mas ainda assim ela vai votar em Lula, porque a alternativa Alckmin é a extrema-direita e os outros não existem. Ela achava que Lula romperia com o modelo neoliberal. Eu acho que ele rompeu, tanto que investiu pesado no Bolsa Família e incrementou a economia do Nordeste, que cresceu 10%, segundo ela mesma. Isso não é propriamente modelo neoliberal. Os neoliberais não aceitam ensino gratuito, saúde como direito, distribuição de renda, programas sociais. Lula é o contrário deles.

Mas tudo bem. Não se pode concordar com tudo. Pensamos igual em relação à necessidade e acerto do governo matar a fome dos excluídos. O pobre sempre foi roubado no Brasil, expropriado. O país tem uma dupla moral. Os pobres serão sempre roubados pela elite dominante porque primeiro têm que ser honestos e as elites não. A corrupção e a fraude são leis do mercado. E mercado é para as elites. Os ricos dão risadas da classe média babaca que se horroriza com o suposto mensalão. O caso do Dossiê Serra, sobre o envolvimento dele com os sanguessugas é revelador. Tudo se investiga sobre o PT, nada se investiga sobre Serra e os pilantras. Com a conivência da mídia e dos “formadores de opinião”.

O repórter debilóide do jornal Zero Hora não entendeu nada e ainda perguntou se o fato de Lula matar a fome dos pobres “justificava” o mensalão. Rose Marie Muraro respondeu-lhe que essa história de mensalão foi criada pelo PFL. O próprio inventor da expressão, o ex-deputado corrupto Roberto Jefferson, do PTB, afirmara que o PT não tinha se locupletado dele. E depois, o que é o mensalão perto dos bilhões desaparecidos com as privatizações? Hoje, pessoas esclarecidas se dão conta que tudo foi uma grande armação. Mensalão é uma grande bobagem. Uma coisa ridícula, repetida ad nauseam por jornalistas corruptos, vendidos às elites ou apenas burrinhos saídos das escolinhas de comunicação.

Estou feliz, por descobrir que não só eu acha que mensalão é bobagem!

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?