9 de setembro de 2006

 

Quem noticiou Marilena Chaui em Salvador?

É muito difícil desconhecer a passagem da filósofa Marilena Chauí por alguma cidade. É muito forte a presença dela. Mexe com as pessoas, agita, faz pensar. Os jornalistas - os poucos que ainda brigam pelo espaço do jornalismo na mídia - devem se sentir incomodados quando seus patrões ordenam desconhecer a pauta. Para um jornalista é duro se calar perante sua majestade, o fato.

Foram poucos os meios que (até agora) registraram a conferência de Marilena Chauí, sobre Mídia e Poder, em Salvador, a convite do candidato a deputado federal Emiliano (PT). Alguns registraram o fato, mas esqueceram a informação do convite ter partido de um candidato a deputado federal do PT. Mas é melhor noticiar faltando um “detalhe” que silenciar. Como sempre, a Internet brilhou como mídia alternativa.

A revista Terra Magazine, do Portal Terra (http://terramagazine.terra.com.br), foi a primeira a dar a notícia com o título “Violência é modo de ser da sociedade”. É uma façanha do jornalismo do Terra porque, afinal, são 3 milhões de acessos. Depois A Tarde divulgou a conferência com o excelente título “Marilena Chauí quebra o barraco da mídia”. Obviamente, o site de Emiliano (www.emiliano1331.can.br) amanheceu com a manchete “Filósofa Marilena Chauí declara apoio às candidaturas de Emiliano e Wagner”. Dois sites logo editaram a informação: o Amigos da Bahia (www.amigosdabahia.com.br) e o site do PT da Bahia (www.ptbahia.org.br). Por último, neste domingo (09/09/06), o Blog do Noblat editou, simultaneamente com a página de Opinião de A Tarde, o criativo artigo do jornalista Vitor Hugo com o título “A campanha e a guerra das estrelas”.

Ops, estava quase me esquecendo. O blog Bahia de Fato (www.bahiadefato.blogspot.com/) tem noticiado tudo e não nega que Emiliano seja candidato a deputado federal. Aliás, tem escancarado o “detalhe”. Afinal, o leitor merece essa informação.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?