1 de setembro de 2006

 

Presidente Lula merece um terceiro mandato

A pesquisa Datafolha acaba de revelar que 68% dos eleitores concordam com a reeleição dos presidentes da República. E que 81% dos petistas apóiam o direito de Lula se reeleger. Os petistas mudaram de idéia. Em 1996, somente 29% aceitavam a reeleição de Fernando Henrique Cardoso. É que os petistas têm juízo. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. A pesquisa revela também que 80% dos eleitores de Lula são favoráveis à reeleição em geral.

A maioria do eleitorado brasileiro é favorável a que presidentes, governadores e prefeitos possam disputar a reeleição. Em julho de 2005, 65% concordavam com essa idéia. Agora 68% aceitam a mesma idéia.

Pesquisas deste tipo só começaram a ser feitas em 1997, depois que Fernando Henrique Cardoso COMPROU O VOTO DOS PARLAMENTARES POR R$ 200 MIL CADA, para que aprovassem a Emenda da Reeleição.

Antes de a Emenda que permitiu a reeleição ter sido aprovada – com o supermensalão de FHC em 1997 - o Datafolha perguntou, de 1995 a 1996, se os presidentes deveriam ter esse direito.
Embora tais pesquisas não sejam comparáveis à atual, nota-se que a proporção dos contrários à reeleição caiu de 49%, em dezembro de 1995, para 38%, em dezembro de 1996. A taxa dos favoráveis ao direito de reeleição inclusive para o então presidente subiu de 28% para 38% (os favoráveis à reeleição só para os próximos presidentes aumentou de 12% para 16%).

A reeleição para os cargos executivos não existiu no Brasil antes de 1998. Talvez por essa razão, o apoio à reeleição diminui conforme a idade do entrevistado: 73% dos jovens de 16 a 24 anos são favoráveis ao mecanismo, contra apenas 60% dos eleitores com mais de 60 anos.

O apoio à reeleição também é maior entre os eleitores mais pobres e menos escolarizados (70%), diminuindo à medida que cresce a renda e a escolaridade. Até 1996, contudo, o apoio à reeleição era maior entre os eleitores com nível superior (52%) e renda superior a 20 salários mínimos (51%).

A pesquisa informa que atualmente os mais pobres e menos escolarizados (70%) apóiam a reeleição. Devem estar agradecidos ao presidente Lula pelo ótimo governo. Até 1996, contudo, o apoio à reeleição era maior entre os eleitores com nível superior (52%) e renda superior a 20 salários mínimos. Ou seja, os ricos apoiavam essa idéia. Deviam estar agradecidos a FHC por tantos privilégios.

A própria Folha de S. Paulo afirma que a atual conjuntura eleitoral também pesa na decisão. Dos eleitores de Lula, 80% são favoráveis à reeleição dos presidentes. No caso dos eleitores de Alckmin, a taxa cai para 54%. É instrutivo – diz a Folha de S. Paulo - observar que, em dezembro de 1996, só 29% dos petistas defendiam o direito à reeleição a partir de 1998. Agora, 81% dos petistas apóiam o direito de Lula se reeleger. Ou seja, os petistas mudaram mesmo de idéia, com o sucesso do governo Lula.

Eu também mudei de idéia. Estou querendo um TERCEIRO mandato para Lula. Dois mandatos não dão para fazer tudo o que o Brasil precisa. Não adianta Lula ficar repetindo que é contra a reeleição presidencial. O Brasil precisa dele.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?