23 de agosto de 2006

 

OAB faz cruzada anti-Lula em Guanambi e gera protestos

Foi um desastre a palestra do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, em Guanambi (Ba), na última segunda-feira (21). Os estudantes de Direito esperavam ouvir conhecimentos jurídicos e ouviram uma verdadeira cruzada anti-Lula, ilegal, porque pronunciada na Câmara de Vereadores em tempo eleitoral. A frustração foi grande porque havia uma expectativa do dirigente da OAB falar sobre os problemas do lento e sofrido Judiciário baiano, sobrecarregado por acúmulo de processos, sem estrutura e com falta de juízes. O vereador Ruy Azevedo, do PT, disse que Busato foi repudiado em Guanambi.

Dos 22 minutos de um discurso panfletário, Roberto Busato gastou exatos 19 minutos desferindo ataques grosseiros ao presidente Lula, ao Governo Lula, aos ex-ministros José Dirceu e Antonio Paloccci. Busato pegou os estudantes e advogados de surpresa. Indignado, o estudante de Direito, Antonio Wilson Lélis Costa, levantou-se e interrompeu ostensivamente o discurso de Busato, que pregava “mudança”, sem dizer claramente com quem. Questionando se a “mudança” seria com Alckmin, o estudante provocou um clima de constrangimento, desconcertando o palestrante que abreviou a fala e encerrou o assunto.

O estudante de Direito, bastante cumprimentado por advogados e colegas, declarou-se traído por Roberto Busato. “A escola dispensou as turmas do curso de direito para ouvir uma palestra sobre o quadro do judiciário e não um comício contra o Presidente Lula”, reagiu ele.

Os vereadores de Guanambi, que concordaram em ceder o auditório da Câmara Municipal para o evento, sentindo-se enganados, também protestaram de forma veemente. “Roberto Busato abusou de nossa boa-fé, porque cedemos o espaço em nome da OAB/Sub-seção de Guanambi, para uma palestra e não para um ato político partidário, disseram. Paulo Costa e Ruy Azevedo estão fazendo circular um boletim manifestando seu repúdio ao presidente nacional da OAB.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?