16 de agosto de 2006

 

O que Emiliano disse no primeiro dia de programa na TV

No primeiro dia do programa eleitoral de rádio e TV (terça,15/08), da coligação Bahia de Todos Nós, que apóia Lula e Wagner, Emiliano declarou em seus 20 segundos de tempo: “sou candidato a deputado federal. Mais que um projeto pessoal, acredito no projeto de transformação do Brasil, que está ocorrendo com Lula, e que seguramente vai ocorrer na Bahia com Wagner governador. Wagner e Lula, a melhor parceria para a Bahia”. Emiliano definiu, assim, sua posição de apoio ao projeto político-econômico de transformação social que o país atravessa com o governo Lula e se identifica com ele. Emiliano volta a participar no horário eleitoral nos dias 17 (quinta) e 21 (sábado) próximos.

No primeiro programa eleitoral (15/08), o presidente Lula fixou sua mensagem nas conquistas e realizações de seu governo. O programa eleitoral, que não tem nada de gratuito porque as emissoras de rádio e TV recebem compensações fiscais, vai ao ar diariamente, das 13h às 13h25min e das 20h30 às 20h55. Os candidatos a governador, senador e deputado estadual terão seus programas exibidos às segundas, quartas e sextas. As terças, quintas e sábados estão reservadas para os candidatos a presidente e deputados federais.

A grande mídia não gosta, faz editoriais contra, muxoxos, e o apresentador de TV chega a torcer o nariz por orientação da diretoria, mas os programas eleitorais são a garantia constitucional para efetivação da democracia representativa brasileira, sem a cobrança dos preços impagáveis que os candidatos teriam que bancar com as tabelas de mercado dos jornais, rádios e TVs da rede privada. Há ainda as inserções (semelhantes aos chamados comerciais) a que os candidatos têm direito e que também geram compensações fiscais para os meios de comunicação.

Os programas eleitorais são um espelho do que é a política brasileira. No primeiro dia apareceram os candidatos Severiano Alves (PDT) e Mário Negromonte (PP), na coligação que apóia a candidatura de Paulo Souto à reeleição. Ambos foram citados na Lista dos Sanguessugas.

Outro do PFL, Robério Nunes, incluído na Lista dos Sanguessugas para investigação do Ministério Público Federal, certamente vai sair no programa de TV. Paulo Souto acaba de perder a atuação de seu correligionário, Coriolano Sales, do PFL de Vitória da Conquista, que ganhou as manchetes ao anunciar a renúncia ao mandato por comprovado envolvimento no esquema das ambulâncias superfaturadas. Não está muito claro se renunciou também à candidatura. Paulo Souto perdeu também os votos de Zelinda Novaes (PFL), outra deputada federal baiana que desistiu da candidatura pelas mesmas razões.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?