14 de agosto de 2006

 

Lula vence Alckmin em todas as regiões da Bahia

A pesquisa A Tarde/Campus, publicada nesta segunda-feira (14) revela que Lula vence Alckmin em todas as regiões da Bahia. Lula na Bahia está com 60,1% das intenções de voto contra 16% de Alckmin e 12,4% de Heloisa Helena. Tradicionalmente, Lula ganhava nos centros urbanos e perdia nos grotões. Na Bahia isso mudou. A pesquisa revela que Lula ganha disparado nos dois: 58% na Região Metropolitana de Salvador e 60,9% no interior. No semi-árido, Lula tem 72, 2% das intenções de voto; no Oeste onde havia protestos de agricultores, Lula tem 67,5%; a pior região para Lula é o sul da Bahia, onde ele tem 51,3%. Lula está, portanto, derrotando o senador ACM que tenta empurrar o candidato Alckmin pela goela abaixo dos baianos.

LEIA A NOTÍCIA DE A TARDE:

Com um olhar sobre os resultados registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nota-se: Lula nunca foi mal na Bahia. Desde 1989, quando se candidatou a primeira vez, sempre teve mais de 30% no primeiro turno. Cresceu e goleou Serra em 2002 com 55,2% contra 16,8%. Agora, apesar do mensalão, nunca esteve tão bem.
A pesquisa A TARDE / Campus deu números ao que políticos de todos os matizes já haviam detectado e falavam abertamente ou “em off”, a depender da conveniência: o franco favoritismo do presidente no Estado, o mesmo quadro de todo o Nordeste. Está com 60,1% das intenções de voto contra 16% de Geraldo Alckmin, o seu concorrente mais próximo, e 12,4% de Heloísa Helena, candidata do PSOL.

“Tenho andado pela Bahia afora e onde se vai, é só o que se vê. E olhe que não vou de avião. Vou de carro. A única coisa que nos resta saber é dos números finais”, diz o deputado federal João Leão (PP), que apóia Lula para presidente e Paulo Souto para governador.

Outro dado relevante é revelado pela pesquisa. Tradicionalmente, o grosso do eleitorado de Lula vinha dos grandes centros urbanos. Nos grotões, os pontos mais longínquos da capital, perdia. Agora, ganha disparado nos dois: 58% na Região Metropolitana de Salvador e 60,9% no interior.

SURPRESA

Melhor ainda, quanto mais pobre é a área, mas Lula desponta bem. No nordeste baiano, por exemplo, região do semiárido, uma das mais problemáticas socialmente falando, ele tem 72,2% das intenções de voto. Na área, um resultado surpreendente. Em segundo lugar está Heloísa Helena, com 15%. Alckmin vem em terceiro, com 11,7%. Alckmin tem o seu melhor desempenho no centro-norte baiano, com 24,3%. Lá, Lula tem 52,6%.

O tucano também está bem no sul da Bahia, área que vai de Ilhéus a Nova Viçosa. É onde Lula está pior, um pior relativo, diga-se: ele tem lá 51,3%.

Outra área em que o tucano goza de boa parte das simpatias do eleitorado é no extremo oeste baiano, celeiro agrícola, onde esteve no mês passado (em Barreiras, precisamente) pregando contra a política agrícola do governo, motivo de intensos protestos dos produtores.
Mesmo assim, Lula ostenta 67,5% na região. No centro-sul, o presidente tem 66,7%. Alckmin, com 11,7% e Heloísa Helena com 11,4%, empatam.

COM SOUTO

Os esforços do governador Paulo Souto e do senador Antonio Carlos Magalhães para empurrar o candidato tucano parece que não surtiram efeito até agora. 59,8% dos eleitores de Souto também votam com Lula. Claro que entre os eleitores de Wagner esse número sobe para 75,3%.

Outro dado curioso é o fato de que 62,2% dos que consideram a administração de Paulo Souto ótima/boa votam em Lula. Também votam 58,5% dos que consideram regular e 61,3% dos que acham ruim-péssima, algo explicável levado-se em conta que os que assim pensam, na maioria, são eleitores de Wagner.

Mas no que depender dos baianos Lula está mesmo com a bola toda. Dos que consideram a administração do presidente ótimaboa, 83,9% votam no próprio, da mesma forma que 47.7% dos que acham regular. Entre os que dizem ser ruim-péssima 45.9% preferem Alckmin e 30,4% Heloísa Helena.

Na disputa, 53,5% acham o PSDB o partido mais simpático e apenas 3,9% gostam do PT.É paradoxal, mas é assim. ( L. V.) .

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?