12 de agosto de 2006

 

Lula recebe apoio de João Henrique e 54 prefeitos baianos

Na primeira de uma série de atividades de campanha que cumpre hoje (12), em Salvador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o apoio de 54 prefeitos baianos, incluindo o de João Henrique Carneiro (PDT), prefeito da capital baiana. O ato, realizado no Hotel Tropical, no centro da cidade, reuniu prefeitos de 15 partidos, desde aqueles coligados, como o PT e o PC do B, até os que têm outro candidato à presidência, como o PFL e o PSDB. Todos fizeram questão de manifestar o seu apoio a Lula e, também, ao candidato do PT ao governo da Bahia, ex-ministro Jacques Wagner.

No seu pronunciamento aos prefeitos, Lula foi enfático: “Acabou o tempo do chapéu na mão”, disse o presidente. “Acabou o tempo em que um presidente nunca recebia os prefeitos porque não queria ouvir reivindicações e problemas”. Lula lembrou que, no seu governo, foram criadas várias estruturas de atendimento aos municípios, a começar pelo Ministério das Cidades, passando pela Sala das Prefeituras da Caixa Econômica Federal e o Comitê de Articulação Federativa. “Hoje, o prefeito não precisa pedir favor para ninguém”, resumiu o presidente.

LULA DESTACA TRABALHO DE WALDIR PIRES

Lula também destacou o papel da Controladoria Geral da União, cujo comando até há pouco tempo coube a um baiano - o hoje ministro da Defesa, Waldir Pires. Segundo o presidente, a missão da CGU não é apenas indicar a malversação de recursos nas prefeituras, mas também corrigir falhas que acontecem por falta de orientação. “A CGU investiga e aponta irregularidades. Mas ela também exerce uma fiscalização educativa para que o dinheiro público seja utilizado da melhor maneira possível”.

Sobre a crise política, Lula voltou a ressaltar o seu caráter estrutural e aproveitou a ocasião para reafirmar o seu apoio a uma ampla reforma política. Para ele, o país precisa discutir temas como a fidelidade partidária, a duração do mandato de senadores e a imunidade parlamentar. E, manifestando a sua simpatia pela idéia de uma Assembléia Constituinte exclusiva, o presidente disse temer que o Congresso acabe legislando em causa própria nesses e em outros temas. De qualquer forma, o presidente ressaltou que, antes, “é preciso discutir o tema com a sociedade, para que a sociedade diga o tipo de política que quer para o país”.

O prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, o primeiro a falar, destacou os avanços sociais do governo Lula, citando programas como o Bolsa Família e o Brasil Sorridente. “A verdade é que os pobres desse país finalmente passaram a ser enxergados pelo governo federal. E é isso que faz de Lula um estadista: ele consegue enxergar o Brasil como um todo”.

O ex-ministro Jacques Wagner, candidato ao governo baiano, disse que a relação de respeito construída com os prefeitos é uma das grandes conquistas do governo Lula. “Por convicção, o presidente Lula respeita a convicção de cada um de vocês”, afirmou Wagner, referindo-se ao fato de que o governo atendeu aos prefeitos independentemente de sua filiação partidária.

“Sou prefeito pela terceira vez e, realmente, nunca havia visto os municípios receberem a atenção que recebem agora”, confirmou Michael Hage (PMDB), prefeito de Itapetinga. Ele também conclamou todos os presentes a se unirem em torno da candidatura de Wagner “para ajudar a libertar a Bahia”.

Por sua vez, o prefeito de Vera Cruz, Nicandro Moreira de Macedo, do PFL, garantiu que, em reconhecimento aos programas sociais do governo Lula, “a Bahia dará ao presidente uma vitória esmagadora”. Os prefeitos petistas de Alagoinhas, Jocildo Ramos, e de Ipiaú, Luiz Mendonça, foram outros que se manifestaram durante o ato, ressaltando os feitos econômicos e sociais do governo Lula que tiveram influência direta na qualidade de vida nos municípios.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?