1 de agosto de 2006

 

Imprensa, cães de guarda e a história oficial

Emiliano José, mesmo em plena campanha a deputado federal, leu e gostou. Agora está recomendando o livro “Cães de Guarda – Jornalistas e Censores, do AI-5 à Constituição de 1988” (Boitempo Editorial), da autoria de Beatriz Kushnir. Ela aborda a trajetória do jornal Folha da Tarde, do grupo Folha da Manhã (o mesmo da Folha de S. Paulo). O livro esmiúça a relação dos jornalistas com os censores, cobrindo o período 1968-1988. E realiza um autêntico estudo sobre a imprensa, abordando as complexas relações entre o jornalismo e o poder ditatorial, particularmente aquelas que envolveram a Folha da Tarde que, depois de renascer, em 1967, como um projeto ousado e progressista, tornou-se uma espécie de porta-voz da ditadura e abrigo de policiais ligados à repressão política.

Segundo Emiliano (que é professor-doutor em comunicação da UFBA) e está deputado, são poucos os estudos que metem o dedo na ferida das mazelas da imprensa brasileira. Dizer que os barões da mídia brasileira foram artífices da ditadura militar, que articularam o golpe lado a lado com os militares, soa como heresia, como atentado à história oficial da própria imprensa, que sempre se quer como defensora das liberdades e da democracia. O golpe de 1964 e a imprensa brasileira têm tudo a ver, e o livro de Beatriz, pelo ângulo daquilo que se conta cotidianamente sobre o jornalismo, poderia parecer cruel, embora não seja mais do que uma análise cuidadosa, fruto de pesquisa séria, resultado de tese de doutoramento da autora na Unicamp, em 2001.

O livro trata de pessoas que se tornaram dóceis instrumentos do poder que não admitia crítica. De alguma forma trata-se, sobretudo, de uma tentativa, bem sucedida, de desmistificar a idéia, difundida com muita insistência, de que os jornalistas, em bloco, combateram o arbítrio. Isso não é verdadeiro. Havia jornalistas ao lado da ditadura, colaboracionistas, ou, como prefere a autora, CÃES DE GUARDA.

Eu recomendo a leitura para todos os jornalistas que estão se vendendo aos patrões na caça ao PT e ao governo Lula.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?