12 de agosto de 2006

 

Feira de São Joaquim enterra de vez os tempos do muro da vergonha de Imbassahy

Durante a administração Antônio Imbassahy, que ainda estava no PFL, a Feira de São Joaquim enfrentou o pão que o diabo amassou. Até um muro o ex-prefeito, agora no PSDB, tentou construir para esconder a feira popular dos olhos da população. Ficou conhecido como o MURO DA VERGONHA e foi derrubado pelos feirantes, com participação pessoal do então vereador Emiliano José (PT), hoje candidato a deputado federal, e do diretor do Sindfeira, Joel da Anunciação. Com a vitória de João Henrique Carneiro o perigo passou e o tombamento da feira como patrimônio cultural de Salvador está sendo considerado irreversível. Agora Wagner, o candidato das oposições ao governo da Bahia, visitou a feira e se comprometeu a revitalizar uma das maiores feiras livres da América Latina, onde circulam 10 mil pessoas/dia e trabalham 7 mil pessoas.

A revitalização da Feira de São Joaquim começa pela regularização fundiária. “Queremos resolver o problema da regularização fundiária", afirmou Joel Anunciação, diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Feirantes e Ambulantes de Salvador (Sindifeira). Os feirantes vindos de Água de Meninos, em 1964, assinaram um contrato de 31 anos com a Capitania dos Portos, vencido, portanto, em 1995.

Os feirantes buscaram apoio do Governo Lula, através da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), que articulou a assinatura de um termo de cooperação técnica envolvendo, além da SPU, a Prefeitura de Salvador, a Codeba e representantes dos feirantes, visando a solução do problema. O termo foi assinado quando o presidente Lula esteve na Bahia, em 21 de março passado. "O governo Lula e a Prefeitura estão ajudando os feirantes", disse Joel Anunciação, diretor do Sindifeira e coordenador do Comitê de Defesa da Feira de São Joaquim.

João Durval será o candidato a senador dos feirantes de São Joaquim. Votar em Imbassahy, do PSDB, que enquanto prefeito perseguiu e atormentou os feirantes, nem pensar. Visivelmente Wagner é o preferido. E dois candidatos têm forte presença. Joel da Anunciação, diretor do Sindfeira e administrador municipal apóia J. Carlos para deputado estadual e Emiliano para deputado federal.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?