22 de agosto de 2006

 

Afinal, quantos artistas se encontraram com Lula?

A imprensa brasileira está cada dia pior. Desisti de saber quantos artistas se encontraram com o presidente Lula na casa de Gilberto Gil, nesta segunda-feira (21). O site oficial da campanha de Lula informa que foram mais de 100 artistas. Agência Globo, FolhaPress e Estadão informam que foram 80. Não quer dizer nada porque fui repórter e sei que eles sempre combinam qual número adotar nas matérias. Esqueceram de combinar com o repórter da Reuters (se é que ele foi lá) que decretou que eram 40 os presentes. Mônica Bergamo, da Folha, decidiu ignorar o número e ficar só nas fofocas. Beatriz Coelho, do Estadão, seguiu à risca sua pauta, ressaltando a não-notícia - quem não estava presente e até quem não estava presente porque já apoiava outro, Alckmin. Claro que o Estadão deu a não-notícia na manchete: “Sem Chico e Caetano, Lula encontra artistas no Rio”.

Cada jornal escolheu os artistas de sua preferência para ilustrar a matéria. Deu um trabalhão danado navegar pelos sites e blogs para se ter uma idéia de quem estava realmente na reunião. Fiquei sabendo que lá estavam os atores Sérgio Mamberti, Tonico Pereira, José de Abreu e Paulo Betti, as atrizes Tássia Camargo e Letícia Sabatella, as cantoras Leci Brandão, Alcione, Sandra de Sá, Rosemary, Fernanda Abreu, os músicos e compositores Wagner Tiso, Jards Macalé, Jorge Mautner, o cantor Zeca Pagodinho (com o filho), o produtor de cinema Luiz Carlos Barreto e sua mulher Lucy, o cartunista Aroeira. Outros citados: Marcos Winter, a modelo Luiza Brunet, DJ Malboro, os teatrólogos Augusto Boal e Amir Haddad.

A Reuters, que só achou 40 artistas contra os 80 adotados por três agências, acrescentou à lista o cantor pernambucano Otto, o cineasta Roberto Farias e a artista Renata Sorrah. Alguém registrou Sérgio Machado.

Mônica Bergamo lembrou que Chico Buarque (que já declarou voto em Lula), não compareceu. O Caetano não foi porque não foi convidado (não vota em Lula). A atriz Marieta Severo não foi porque estava gravando A Grande Família, mas mandou dizer que vota em Lula. Outros citados: Antônio Grassi, presidente da Funarte, o compositor Nelson Sargento, as atrizes Arlete Sales e Bete Mendes, o músico Rildo Hora e a cineasta Kátia Lund.

Eu já citei o marido de Luiza Brunet, Armando Fernandez? Ops, esqueci. O cantor e compositor Geraldo Azevedo estava lá, pedindo voto prá Lula.

Fico imaginando o que a revista Veja vai inventar desta vez. Argh!

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?