21 de julho de 2006

 

Vassoura-de-bruxa vira palanque eleitoral

A Polícia Federal já ouviu quatro dos acusados pelo réu confesso, Luiz Henrique Franco Timóteo, de disseminar a vassoura-de-bruxa na região cacaueira. Evidentemente, todos negaram. As denúncias do administrador desempregado ainda assim estão virando palanque eleitoral. O principal prejudicado nessa tramóia é Geraldo Simões (PT), ex-prefeito de Itabuna e principal adversário do atual prefeito, Fernando Cuma (PFL), atolado nessa armação até o pescoço. As únicas “provas” contra os acusados são as declarações do sr Franco Timóteo. Não bastam. Se bastassem, bandidos levariam à cadeia homens de bem a todo momento. Não bastam, mas a coisa vira manchete na imprensa em ano eleitoral.

Enquanto prefeitos do PFL, vinculados ao carlismo, gastam dinheiro das prefeituras transportando público para manifestações à beira das estradas, o deputado Walmir Assunção, do PT, cobra da Assembléia Legislativa da Bahia a instalação de uma CPI para investigar a denúncia do bioterrorismo na região do cacau. A maioria na Assembléia é carlista, é só querer. Walmir Assunção propôs a criação de uma CPI da Vassoura-de-bruxa e o PFL até ajudou na coleta das assinaturas. A verdade é que não interessa ao PFL apurar nada. Uma CPI poderia dar microfone à bancada da oposição. E as manifestações no sul da Bahia bastam para fazer a exploração político-eleitoral da denúncia veiculada pela nada respeitável revista Veja.

O viés político-eleitoreiro das denúncias fica cada vez mais evidente. Embora o objetivo maior seja mesmo o não-pagamento de empréstimos bancários. Uma CPI poderia colher depoimento do senador César Borges e do governador Paulo Souto. Afinal, eles foram acusados pelo sr Franco Timóteo de ter conhecimento das denúncias de terrorismo biológico e não tomar qualquer providência à época. Se as palavras do sr Franco Timóteo valem para acusar o PT, valem também para acusar o governador e o senador - este aliás está indo com muita sede ao pote eleitoral. Ambos, no mínimo, são suspeitos do crime de prevarização.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?