5 de julho de 2006

 

Pesquisas sem nome e registro fazem jogo do PFL na Bahia

O Blog do Josias, uma espécie de clipping eletrônico da Folha de São Paulo, embarca no marketing político oficial da Bahia, que acena sempre com pesquisas – nunca identificadas nem registradas – que apresentam o governador Paulo Souto (PFL) como favorito na disputa com Wagner. Na nota intitulada “Lula prioriza a Bahia para tentar derrotar ACM”, Josias de Souza afirma que se tornou uma obsessão para Lula derrotar ACM que o chama ostensivamente de ladrão.

O blogueiro oficial da Folha lembra que, no segundo turno das eleições de 2002, Lula obteve na Bahia 65,7% dos votos, quase o dobro dos votos do tucano José Serra, com 34,3%. Atualmente, o presidente Lula aparece nas pesquisas com índices que roçam os 60% na Bahia. Mas estas pesquisas são identificadas, como Datafolha, Vox Populi e Ibope.

Sutilmente, o blogueiro divulga, sem citar que pesquisas são estas, que Paulo Souto tem tudo para repetir o resultado de 2002, quando teve 53,7% e Wagner 38,5% ainda no primeiro turno. Paulo Souto não tem porra nenhuma de “mesmas condições para repetir o feito”. Seu governo é muito ruim, enfrenta silenciosas insatisfações dos prefeitos do PFL e partidos satélites. Muitos deles deixam rolar. A maior insatisfação é com as benesses do governo estadual que vão para os prefeitos que apóiam Fábio Souto a deputado federal, filho do governador Paulo Souto. Há também muita insatisfação nas bases pefelistas pelo atropelo do deputado ACM Neto, que botou na cabeça que vai ter 800 mil votos, sonhando com projeto futuro de poder.

Ora, Wagner e os partidos de oposição que o apóiam entram nesta disputa em condições melhores que na eleição de 2002. Josias registra que o candidato do PT articulou na Bahia a aliança dos sonhos de Lula, reunindo em torno de si os partidos que o presidente gostaria de ter juntado na coligação nacional. Estão com Wagner, além do PT, o PCdoB, o PMDB, o PSB, o PTB, e ainda o PMN. Engoliu o PPS e o PV e se esqueceu que a banda boa do PSDB, que se recusa a votar no PFL, também apóia Wagner, embora vote em Alckmin.

O próprio blogueiro lembra que em 2002 Wagner era apoiado por sete prefeitos, hoje contabiliza 70 prefeitos. A realidade política não bate com as supostas pesquisas, que nunca têm nome do instituto nem registro. O blogueiro lembra também que uma pesquisa do PT indica que 80% do eleitorado baiano quer renovação. O carlismo está há 16 anos no poder com Paulo Souto, ACM, Antônio Imbassahy, César Borges, e novamente Paulo Souto. Pelo menos ele é honesto e diz que a pesquisa é do PT. Das outras nem isso.

Pode até ser que surja alguma pesquisa que mostre alguma dianteira de Paulo Souto, mas é fato que até agora é só marketing político oficial, gestado na Propeg, e disseminado com a cumplicidade de alguns poucos mas influentes jornalistas comprometidos.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?