10 de julho de 2006

 

Incrível, a revista Veja falou uma verdade sobre Lula

Toda vez que a revista Veja circula, as pessoas de bom-senso ficam se perguntando qual será a próxima reportagem com alguma calúnia, difamação ou injúria endereçada diretamente contra Lula ou o PT. A revista deve estar despencando ladeira abaixo porque, na edição de 12 de julho, aquela em que envenena o público contra as igrejas evangélicas, saiu com um terço de uma página falando a verdade sobre o presidente Lula. Li várias vezes tentando identificar onde estava a armadilha do texto para desqualificar o presidente Lula, com base no crescimento de seu patrimônio pessoal que dobrou de tamanho nestes quase quatro anos. No fundo, a desacreditada publicação tenta se reequilibrar com uma notícia verdadeira em busca de alguma credibilidade. Vai dar muito trabalho.

Segundo a revista, se há algo a criticar no presidente, não será pela revelação de seu patrimônio e de suas opções de investimentos. Em 2002, o presidente Lula informou que tinha um patrimônio de R$ 423 mil reais. Para esta eleição, listou um patrimônio de R$ 840 mil reais. O presidente Lula aplicou bem sua poupança. Investiu em ações de empresas estatais, como nove entre dez brasileiros fazem. Claro que a revista está é pregando sua ideologia capitalista. Mas, pelo menos desta vez, usou informações verdadeiras. Também não é absurda a matéria sobre a inflação, o elefante que virou formiga. Lula deverá ser o governante com a menor inflação da história.

As deformações editoriais da revista Veja, nesta edição citada, ficam por conta das matérias contra José Dirceu, contra o Congresso Nacional (com um foco exclusivamente voltado para processos que tramitam contra parlamentares, como se todos os citados fossem de antemão culpados) e uma absurda matéria sobre as cotas e o Estatuto da Igualdade Racial, como se estes dois avanços da sociedade fossem um convite ao ódio racial e não o contrário, duas iniciativas compensatórias de injustiças históricas contra os afrodescendentes brasileiros. A revista Veja é racista, odeia os pobres e os negros. Não é uma leitura recomendável. Eu leio por absoluta necessidade profissional. Mas um dia vou parar com isso também.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?