16 de julho de 2006

 

Capitão Lamarca e VPR em novo livro

A historiadora Wilma Antunes Maciel analisa no livro O capitão Lamarca e a VPR os processos políticos movidos contra a Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) no período de 1969 a 1971, principalmente os que se referem ao seu líder, capitão Carlos Lamarca. A publicação procura explicar as diferentes facetas da Justiça Militar, buscando apreender, a partir da leitura dos processos, seus objetivos e significado histórico. A figura emblemática de Carlos Lamarca permeia todas as fases do processo. O enfoque do livro centra-se no rigor da Justiça em defesa da Segurança Nacional e na repressão judicial como parte das práticas repressivas, em que legalidade e ilegalidade não se separavam.

Como autores de Lamarca, O Capitão da Guerrilha (Global Editora) na 17ª edição, Oldack Miranda (este escriba) e Emiliano José saudamos a publicação da nova obra pela Editora Alameda. Ainda não li, mas gostei. Tudo que recuperar a memória da luta contra a ditadura para nós é bem-vindo. Até hoje estudantes nos pedem cópias do filme Lamarca (1994), baseado em nosso livro, dirigido por Sérgio Rezende, e protagonizado por Paulo Betti e a belíssima e inteligente Carla Camurati.

Os torturadores nos odeiam! Não esqueçam o que escrevemos!

Comments:
Oldack,

Aqui tem sempre uma novidade, mais um livro para que as novas gerações saibam tudo o que aconteceu nos anos de chumbo, excelente divulgação, ô blog bom. sô!!

Por:
Selenia, a James Joyceana molly bloom. já lestes o Ulisses? Terminei a leitura agora, vou voltar para meu nome, q afinal tmb é artístico. :)
bj, e Ah, mas que saudade eu tenho da Bahia...
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?