1 de julho de 2006

 

Campanha de Wagner deslancha com aliança políticas e ampla base

Definitivamente, depois da Convenção Estadual do PT da Bahia, Emiliano José consolidou sua candidatura a deputado federal. Já tem até número: 1331. Já a guerreira Vânia Galvão, candidata a deputada estadual e sua principal dobradinha em Salvador, escolheu o número 13.133 - o número que Emiliano usou na campanha passada. A Convenção Estadual do PT lançou 49 candidatos a deputado estadual e 22 a deputado federal. O PT vai apoiar a candidatura do ex-governador João Durval (PDT), ao Senado. Geddel Vieira Lima, que havia colocado seu nome à disposição para o Senado parte para a reeleição. Foi dele o discurso mais duro contra o candidato do PFL na Convenção do PT. “A Bahia não precisa de um gerente, a Bahia precisa de um líder político”, referindo-se ao governador Paulo Souto e sua eterna posição subalterna ao senador ACM.

A campanha de Wagner começa a desmontar a farsa de pesquisas de opinião, sem nome e registro oficial, que fazem parte do marketing político. Nem a ampla aliança que levou Waldir Pires ao governo da Bahia em 1986 se compara à articulação política atual em apoio à candidatura de Jaques Wagner. As restrições legais da verticalização não chegam a impedir as adesões brancas. Duas chapas proporcionais apóiam Wagner com 126 candidatos a deputado estadual e 78 candidatos a deputado federal. Uma, do PT, PCdoB, PTB e PMN, a outra com PMDB e PSB. E ainda tem a banda boa do PSDB da Bahia, que se recusa a votar no PFL de ACM.

Duas grandes articulações políticas, habilmente arquitetadas por Jaques Wagner, somam importantes forças à oposição baiana. Primeiro, a presença do PMDB com a indicação para vice de Wagner do ex-prefeito de Brumado, Edmundo Pereira. Com ele, tudo muda no Sudoeste da Bahia. Depois, e não necessariamente nessa ordem, a candidatura de João Durval ao Senado pelo PDT. Sem falar no engajamento do prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, que continua em paz com o eleitorado da capital e com muita influência no interior.

Paulo Souto (PFL), subserviente candidato de ACM, deve estar se borrando de medo!

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?