8 de julho de 2006

 

Bahia e Lula recebem 40 países africanos

Com a presença do presidente Lula e do ministro da Cultura Gilberto Gil, será aberta nesta terça, 12 de julho, às 10 horas, no Auditório Yemanjá, Centro de Convenções da Bahia, a II Conferência de Intelectuais da África e da Diáspora (CIAD), que trará ao Brasil três Nobel da Paz: Nelson Mandela, Desmond Tutu e Frederick de Klerk, além do secretário Geral da ONU, Kofi Annan, e o cantor Stevie Wonder, além de mais de mil participantes de 40 países africanos, para discutir o renascimento do continente africano.

A II Conferência dos Intelectuais da África e da Diáspora vai até o dia 15 e será aberta oficialmente no dia 12 pelo presidente Lula e chefes de Estado dos países participantes. Entre os presentes, personalidades importantes da geopolítica mundial como a ecologista queniana Wangari Maathai (Nobel da Paz), o professor-doutor egípcio Ahmed Zewail (Nobel de Química), o poeta caribenho Derek Walcott (Nobel de Literatura), o escritor egípcio Nagib Mafouz (Nobel de Literatura), a escritora e ativista americana Tony Morrison (Nobel de Literatura) e o escritor e dramaturgo nigeriano Wole Soyinka (Nobel de Literatura).

O encontro será encerrado com música, na Concha Acústica, ao som de nomes internacionais como Stevie Wonder, Yossou N’Dour, Angélique Kidjo e Iza Pereira. O show poderá contar com as participações especiais do ministro da Cultura e presidente do evento Gilberto Gil e do cantor Stevie Wonder. Atividades complementares acontecerão na Universidade Federal da Bahia e na Universidade Estadual da Bahia.

E por que o evento acontece no Brasil?

Porque na primeira edição do evento, no Senegal, Dacar, em 2004, o presidente senegalês Abdoulaye Wade propôs ao presidente Lula que a próxima conferência seria no Brasil. Lula aceitou sem pestanejar. Já a escolha da Bahia se deveu ao ministro Gilberto Gil, pois a Bahia é o lugar que tem a maior população negra fora da África. Serão cinco dias de cultura, música, teatro, exposições, debates. Graças ao presidente Lula.

Alckmin e o PSDB devem prender os cães raivosos, para evitar vexame internacional.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?