18 de junho de 2006

 

Yulo rejeita criminalização do MLST

O deputado Yulo Oiticica (PT-BA) condena atos de violência do MLST no Congresso, mas rejeita tentativas de criminalização da organização da parte de setores radicais de direita. Para esclarecer sua posição o deputado escreveu uma Carta Pública.

Leia abaixo a íntegra da carta:

Por um Brasil e uma Bahia livres e iguais

Como deputado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), militante dos Direitos Humanos e cidadão, venho tornar público meu total repúdio a ação violenta praticada por alguns militantes do MLST durante ato no Congresso Nacional, no último dia 06 de junho. Atos de violência e vandalismo de nada contribuiram para o exercício da democracia conquistada neste país com o suor e sangue de muitos que doaram á vida por ela.

Quero esclarecer que sempre coloquei meu mandato, gestado no seio do movimento popular, a serviço da luta pela vida e por uma Bahia livre e justa. Neste sentido, apoio todas ás organizações que luta pela terra, pela moradia, saúde e educação pública de qualidade, contra todo tipo de preconceito de raça, credo e gênero. Uma vez que, o nosso mandato nasceu dentro do movimento social, é natural que seus assessores, militantes, e apoiadores, muito deles, estejam engajados em diversos movimentos de direitos humanos, mulheres, negros, pastorais sociais, estudantis e tantos outros.

Assim, é que quero reafirmar que dois de meus assessores, Jutai Moraes e Antonio Arruti, como cidadãos e militantes participam de diversos movimentos principalmente, de luta pela reforma agrária, no caso, o MLST.

Quero esclarecer, que não sou militante do MLST, nem participo da sua direção, mas afirmo que apoio este movimento, como todos os outros que lutam pela reforma agrária. Com isso, não quero dizer que aprovo todas as suas ações nem tenho controle sobre elas, me coloco apenas, como parceiro na conquista pelos direitos baseados na democracia e na legalidade. Lamento que frente o ocorrido, muitos políticos da velha elite, ainda saudosos do chicote, que em mãos dos militares patrocinaram um dos piores momentos da história de nosso país, se aproveitem de fatos graves como o ocorrido para fazer disputa política e eleitoral.

Muitos que hoje, usam do discurso da democracia, são os mesmos, que outrora, apoiaram e promoverão uma onda de violência sem precedentes, quando instalaram no Brasil uma ditadura cruel e sanguinária que ceifou tantas vidas de homens e mulheres que desejavam apenas viver verdadeiramente em um país democrático. A conquista da democracia ocorreu porque muitos desses companheiros não se calaram frente as temíveis botas e patas. E ainda hoje, o sangue derramado não foi suficiente para saciar a sede de uma elite perversa que não admite a democracia política e social em nosso país.

Defendo que todos os envolvidos no ato de violência sejam devidamente punidos dentro da lei. Porém, condeno a tentativa de criminalização dos movimentos sociais ocorridas hoje no Brasil. Melhor que a democracia só mais democracia! Assim, não podemos aceitar a forma como todo o movimento vem sendo condenado. Um ato de alguns não pode ser tratado, como o ato de todos.

O PT (Partido dos Trabalhadores) também nasceu da organização de trabalhadores e trabalhadoras oriundos (as) dos diversos movimentos de luta pela garantia dos direitos humanos no Brasil e logicamente têm uma relação próxima dos mesmos. Porém, como filiado e militante do PT não aceito a tentativa de criminalização e ligação do PT com os atos de violência ocorridos no Congresso. O movimento social deve ser livre e soberano para realizar suas ações de forma responsável. Devemos combater todo tipo de violência com diálogo entre as mais diferentes correntes de pensamento. É preciso construir unidade na diversidade em busca de um Brasil onde todos os direitos sejam respeitados. Reafirmo que continuarei firme na luta pela justiça, a democracia e a garantia dos direitos humanos na Bahia e no Brasil.

Salvador, 08 de junho de 2006.
Yulo Oiticica, Deputado estadual e Líder do PT na Assembléia Legislativa da Bahia

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?