20 de junho de 2006

 

Paulo Souto fica de fora da festa de Lula na Bahia

Lula comemora a marca de 100 mil ligações do Luz Para Todos na Bahia, inaugura escola em Santo Amaro e não convida Paulo Souto (PFL) para a festa

Paulo Souto não foi convidado para a festa de Lula. Essa é a verdade, disse o deputado Emiliano José (PT-BA). Como governador da Bahia, coube a ele apenas receber protocolarmente o presidente Lula na Base Aérea de Salvador. A festa foi das oposições ao governo baiano. Depois de passar em Santo Amaro da Purificação, inaugurar o Centro Federal de Ensino Tecnológico – Cefet, e cumprimentar D. Canô, matriarca da família Veloso, o presidente Lula seguiu para Paiaiá, zona rural do município de Santo Estevão, onde o prefeito Orlando Santiago, do PFL, declarou-se “rendido” à vontade do povo que quer votar em Lula. “Já votei no senhor três vezes e não há como ir contra a corrente, eu me rendo”, afirmou, provocando risos na platéia.

Com o governador Paulo Souto (PFL) fora, o “palanque” contou com as presenças do candidato das oposições ao governo da Bahia, Jaques Wagner, do ministro da Defesa, Waldir Pires, do ministro da Educação, Fernando Haddad, de parlamentares, prefeitos e lideranças petistas. Isolados e discretos estavam presentes dois deputados do PFL, Tarcísio Pimenta, radical nas baixas agressões ao presidente Lula na Assembléia Legislativa da Bahia, e Luis Carreira, ambos muito preocupados com suas bases eleitorais.

A Paulo Souto restou ficar reclamando da falta de obras federais na Bahia, pela imprensa. Foi desmentido pelo próprio presidente Lula. Afinal, o presidente festejava em Santo Estevão a marca das 100 mil ligações do Programa Luz Para Todos na Bahia. Segundo a Tribuna da Bahia, o presidente acabou por dar um recado direto ao governador baiano, “a quem a Executiva do PT acusa de tentar esconder os investimentos do Governo Federal no Estado”. O presidente disse que “quando as coisas dão certo, elas são dos governos municipal ou estadual, quando dão errado as pessoas culpam o Governo Federal. Nós não queremos ter a paternidade dos projetos, nós queremos compartilhar com todos”.

PAULO SOUTO MENTE
Leia um trecho da reportagem de Raiane Veríssimo, da Tribuna da Bahia:
“Durante um discurso na zona rural de Santo Estevão, Lula comemorou a marca de 3,3 milhões de pessoas em todo o País e lembrou que somente na Bahia, Estado com maior índice de exclusão de energia elétrica do Brasil, o governo federal já repassou R$ 264,7 milhões para obras do programa Luz para Todos, beneficiando 475,1 mil pessoas. “Hoje, estamos trazendo energia para 2.790 famílias de 29 comunidades rurais de Santo Estevão”. Entretanto, o presidente não esqueceu de frisar, ainda que sutilmente, que o governo da Bahia está em débito em sua contrapartida com o programa. “Esse programa é feito em parceria com o Governo Federal e o Governo do Estado. Alguns governos estão contribuindo, dando a sua parte. Mas mesmo se não der, a gente vai continuar fazendo. Porque veja, quando você chega na Presidência da República e você precisa fazer um benefício, você não pergunta se o prefeito é do partido A ou do partido B. Se ele é católico ou evangélico. Se ele torce para o Vitória ou para o Bahia. A gente não pergunta isto”.
“A Bahia é o único Estado no País que a contrapartida é de apenas 20%. Em todo o Brasil, a contrapartida do governo federal é de 70% e 30%, do governo estadual.” O presidente Lula também enviou um recado à Executiva Nacional do PT sobre a importância da aliança com o PCdoB - já que o Partido dos Trabalhadores recusa dar apoio aos candidatos do PCdoB em três Estados: Tocantins, Ceará e Distrito Federal. “Não há nenhuma razão para o PCdoB estar insatisfeito. Eu acho que nós temos um problema com o PT porque tem uma lei, a cláusula de barreira, que criou uma certa dificuldade e nós temos que encontrar uma solução. Eu acho que vai haver acordo com o PCdoB, que tem sido uma aliado extraordinário, companheiro em todas as horas”.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?